Elon Musk tinha prometido voltar a disponibilizar o sistema de validação pago do Twitter a 2 de dezembro mas a funcionalidade só arranca hoje, e por enquanto está disponível apenas através da aplicação iOS, nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, mas há planos para alargar o sistema, só não há data.

O Twitter Blue permite adicionar o símbolo azul de validação às contas de utilizadores que estejam dispostos a pagar agora 8 dólares por mês. Quem já fez a assinatura continua a pagar 2,99 ou 4,99 dólares por mês até a sua assinatura ser cancelada. Até agora os crachás azuis estavam reservados às contas verificadas, com notoriedade relevante ou detidas por figuras públicas.

O serviço tem mais algumas funcionalidades adicionais, como a possibilidade de experimentar o botão de edição, um dos pedidos mais antigos dos utilizadores, upload de vídeos de 1080p e um modo de leitura.

O lançamento global de um serviço de subscrição do Twitter, com o selo de autenticidade de contas como principal âncora, foi uma das primeiras prioridades de Elon Musk depois de assumir a gestão da plataforma. O multimilionário vê no modelo de subscrições a melhor saída para aumentar as receitas do Twitter e neste selo, que até agora era gratuito, um dos atributos que vale a pena passar para essa subscrição, como elemento diferenciador.

Nas últimas semanas o Twitter tem também adicionado outros tipos de classificações a contas da rede social, como o "Oficial" que se aplica a contas institucionais ou de organizações como partidos políticos ou empresas e jornais. Estes crachás também vão mudar esta semana, passando a ser dourados para as empresas e cinzentos paga governos e contas associadas.

Depois de um ultimato à equipa de desenvolvimento da versão de subscrição para acelerar o trabalho e terminar o projeto, em que a empresa já estava a trabalhar, o Twitter Blue foi lançado, mas dois dias depois teve de ser retirado do ar, porque começaram imediatamente a surgir perfis com selos de autenticidade que não eram mais que imitações das contas originais.

Depois disso a empresa assumiu que tinha de rever o sistema e colocou o projeto em banho maria até que fosse possível ter a funcionar um sistema que prevenisse imitações. Elon Musk admitiu que que todas as contas com selo de autenticidade serão manualmente verificadas antes de serem aprovadas.

Para já as novas contas ficam impedidas de aceder à assinatura do Twitter Blue durante 90 dias, mas a empresa adianta ainda que "podemos impor um período de espera adicional para novas contas no futuro ao nosso critério e sem aviso prévio. Mesmo assim há quem mantenha o selo de validação depois de ter feito a assinatura na versão web e Android, apesar de a nova versão hoje lançada ser acessível apenas através da app para iOS. Quem tinha aderido ao Twitter Blue em Android ou na web não pode ainda fazer upgrade para esta versão.

Depois de ter comprado a rede social Elon Musk admitiu que o Twitter poderia entrar em bancarrota se não avançasse com um sistema de subscrição paga . Entretanto as medidas tomadas pelo multimilionário têm abalado a empresa, com a saída massiva de funcionários mas também o abandono de utilizadores que procuraram redes sociais alternativas e dos anunciantes.