O Twitter tem vindo a tomar uma série de medidas para travar a disseminação de informações falsas. Já este ano, a empresa  emitiu um comunicado para sublinhar que os líderes políticos presentes na plataforma não estão acima das regras e foi mesmo um vídeo partilhado pela conta de Donald Trump o primeiro a ganhar uma etiqueta de conteúdo manipulado. A decisão não agradou ao presidente dos EUA, que chegou a ameaçar regular ou ou até mesmo fechar esta rede social.

Desde então que o Twitter criou uma série de etiquetas para oferecer contexto a tweets do género, sendo que as eleições do passado mês de novembro levaram a tecnológica a estar particularmente atenta às publicações sobre o tema. A conta do líder norte-americano foi uma das mais escrutinadas e continua a ser, uma vez que este continua a contestar os resultados, alegando que a sua derrota se deve a uma fraude eleitoral.

Em consequência, Trump tem também afirmado que venceu as eleições, pelo que o Twitter decidiu criar uma etiqueta mais explícita para recordar os utilizadores que o vencedor das presidenciais de 2020 foi, na verdade, Joe Biden. Um porta-voz da empresa explica que a sinalização reflecte as últimas informações oficiais que existem sobre o ato eleitoral.

Ao clicarmos na etiqueta, somos levados para uma página sobre as eleições, onde podemos ficar a conhecer, com mais pormenor, os resultados, através de uma série de notícias redigidas por órgãos de comunicação social fiáveis.

Note que a etiqueta surgiu em resposta a mais um tweet onde Trump diz ter vencido as eleições e depois de o YouTube ter afirmado que se prepara para remover vídeos criados com o intuito de contestar o resultado das eleições. Em ambos os casos, a linha de água parece ser a mesma: agora que a vitória de Biden foi oficializada pelas autoridades eleitorais, todos os conteúdos que procurem disseminar informações falsas acerca do facto, serão prontamente combatidos.

Recorde-se que o Twitter decidiu não expulsar políticos eleitos por espalharem rumores e informações não confirmadas enquanto no exercício das suas funções. Contudo, assim que finalizado o mandato, no dia 20 de janeiro, este estatuto oficial será revogado e Trump pode acabar por ver a sua conta suspensa, caso continue na mesma linha de acusações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.