O Twitter acaba de entrar no maravilhoso mundo da publicidade online, transformando a popularidade em receitas financeiras. O método chama-se "Promoted Tweets" e tem estreia marcada para esta terça-feira - num microblog perto de si.

A notícia é avançada por vários meios de comunicação internacionais e, de acordo com o New York Times, entre os primeiros anunciantes estão empresas como a Virgin America, a Starbucks ou a Best Buy.

O método passará, numa fase inicial, pela associação dos "anúncios" aos resultados de pesquisas efectuadas no Twitter. Assim, quando o utilizador pesquisa por um determinado termo são-lhe apresentados também os anúncios que as empresas pagaram para associar àquela "palavra-chave".

Posteriormente, a publicidade deverá passar a integrar também o fluxo de mensagens e actualizações que são apresentadas nos perfis dos utilizadores - numa espécie de "publicidade à medida" (do interesse que se espera que aquele tipo de produto possa suscitar naquele membro da rede social em particular).

Segundo explicou à Reuters um porta-voz do Twitter, os Promoted Tweets são tweets normais (mensagens de 140 caracteres) que as empresas ou organizações pretendem destacar por esta via, fazendo com que estes cheguem a um maior número de utilizadores.

A publicidade começa a ser introduzida hoje, ficando disponível para dois a 10 por cento dos utilizadores da rede social, um valor que irá aumentar gradualmente ao longo dos próximos dias.