O Twitter suspendeu um conjunto de contas de jornalistas do New York Times, The Washington Post, CNN, assim como de websites tecnológicos, como o Mashable. Num primeiro momento, a medida, que visou também alguns jornalistas independentes, pareceu não ter explicação, mas, ao que tudo indica, estará relacionada com uma das novas políticas implementadas pela plataforma.

Ainda esta semana, Elon Musk anunciou a suspensão da conta @elonjet, criada por Jack Sweeney, um jovem universitário norte-americano, que monitorizava a localização do seu jato privado a partir de dados disponíveis publicamente.

A decisão foi motivada por um incidente onde o carro onde seguia o filho mais novo de Elon Musk foi perseguido por alguém que julgava que ia encontrar o responsável. “Estão a ser tomadas ações legais contra Sweeney e organizações que apoiem prejudicar a minha família”, detalhou o empresário.

No seguimento desta medida, o responsável anunciou que as contas que publicarem informação de localização em tempo real sobre qualquer outra pessoa serão suspensas. As contas que publicarem links para websites com este tipo de informação também serão visadas.

Mais tarde, em resposta a uma publicação acerca da suspensão das contas de jornalistas, Elon Musk defendeu que “as mesmas regras sobre doxxing aplicam-se a ‘jornalistas’ tal como a todos os outros utilizadores”.

Como avança a imprensa internacional, as contas suspensas contam com uma mensagem que indica que violaram as regras do Twitter. Embora alguns dos jornalistas suspensos tinham feito publicações acerca da conta que seguia o jato privado de Elon Musk, nem todos os casos parecem ser assim tão claros.

Como noticia o website The Verge, a conta do Mastodon, a rede social alternativa cuja popularidade cresceu após Elon Musk ter assumido a liderança do Twitter, também foi suspensa, ao que tudo indica, por ter feito uma publicação com um link da conta de @elonjet na sua plataforma. 

Note-se que, depois de ter suspendido as contas que terão alegadamente violado a nova política da rede social, Elon Musk questionou os seus seguidores sobre se as mesmas deveriam ser reativadas. No entanto, devido a "demasiadas opções", o responsável decidiu que voltaria a fazer a sondagem mais tarde.

Além da conta criada por Jack Sweeney, o Twitter suspendeu mais 25 contas que seguiam a localização de aviões de agências governamentais, bilionários, como Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Bill Gates, e figuras públicas, avança o New York Times