Hoje, durante a sessão de abertura do Microsoft Build 2022, Satya Nadella, CEO da Microsoft, destacou a plataforma Ukraine Live Aid, uma Power Pages criada por um português que se afirma como uma iniciativa de apoio aos refugiados ucranianos em Portugal.

A Ukraine Live Aid nasceu para ajudar no acesso à informação integrada e na visibilidade das organizações com angariações de fundos. A plataforma, que arrancou em março e que está disponível em português, inglês e ucraniano, inclui já mais de 100 instituições em 17 distritos portugueses e soma, desde a sua fundação, 1.680 visitas online.

Nela, os utilizadores podem ver, através de um mapa interativo e em tempo real, os locais e entidades que aceitam doações para apoio a refugiados, além de poderem submeter novos pedidos para integração na plataforma. O mapa interativo é apresentado num dashboard em Power BI e alimentado por uma base de dados única, desenvolvida no Power Pages da Microsoft.

“Já vimos pessoas a usar as Power Pages para trabalhos significativos e muito necessários. Em Portugal, Edgar Simões quis encorajar as pessoas a doar bens para ajudar a receção de refugiados. Utilizou o Power Pages para hospedar e construir a sua aplicação, permitindo-lhe lançar um site sem conhecimentos de HTML ou Web. Passou de uma ideia para impacto real em poucos dias.”, afirmou Satya Nadella.

Edgar Simões, que além de ser fundador da plataforma é também Power Platform Support Engineer na Microsoft Portugal, afirma que a pandemia mostrou "que a tecnologia serve melhor o seu propósito quando está ao serviço das pessoas em momentos de emergência social", motivo pelo qual decidiu agir.

"Percebi que havia muitos dados dispersos sobre os centros de doação em território nacional", explica. Assim, a Ukraine Live Aid "assenta num conceito de inovação aberta, na qual os utilizadores podem interagir em comunidade, dá voz e coloca no mapa as várias entidades, permitindo escalabilidade à iniciativa”.

Como indica a empresa em comunicado, o Microsoft Power Pages anunciado hoje no seu evento para developers é uma plataforma de desenvolvimento e alojamento de páginas Low-Code, permitindo que os criadores e programadores profissionais projetem, configurem e publiquem websites para desktop e dispositivos móveis. O Microsoft Power Pages já existia como um recurso no portal de Power Apps, e foi agora redesenhado com uma nova experiência de utilizador e recursos.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 18h30)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.