O número de portugueses que subscrevem ou utilizam serviços de streaming para aceder a conteúdos de televisão tem vindo a crescer. Em junho, 32,9% da população portuguesa com mais de 15 anos subscrevia, pelo menos, um serviço deste género.

O número de utilizadores de plataformas de streaming é ainda superior e na mesma altura fixava-se nos 44,1%, segundo dados do Barómetro de Plataformas de Streaming da Marktest, o BStream.

Netflix estreia em novembro nova mensalidade com publicidade por 5,49 euros. Portugal de fora no lançamento
Netflix estreia em novembro nova mensalidade com publicidade por 5,49 euros. Portugal de fora no lançamento
Ver artigo

A percentagem apurada nesta segunda vaga da análise (entre abril e junho) traduz um crescimento de 0,3 pontos percentuais, face aos valores obtidos na vaga anterior. Já na comparação com o período homólogo o crescimento registado no número de utilizadores deste tipo de serviços é de 2,1 pontos percentuais.

Por serviços, a Netflix mantém-se a plataforma de streaming mais reconhecida em Portugal, identificada por 77,6% dos que participaram na pesquisa. A Disney+ surge na segunda posição deste ranking de reconhecimento, identificada por 56,5% dos participantes, a HBO Max aparece em terceiro (50.6%) e a Prime Vídeo (50,4%). O serviço português da NOS, o NOS Play foi reconhecido por 47,1% dos participantes no BStream da Marktest.

A líder em serviços de streaming no mercado português, a Netflix, acaba de anunciar o leque de países onde vai estar disponível a sua nova oferta mais barata, mas com anúncios. Este novo pacote vai sujeitar o utilizador a cerca de quatro a cinco minutos de publicidade por hora, segundo a empresa.

Portugal não surge na lista de 12 países cobertos por esta oferta, já nesta fase. Este novo pacote, segundo informação disponibilizada no site da Netflix, vai custar 4,99 euros na Alemanha ou 5,49 euros em Espanha, contra os 7,99 euros do pacote base atual.

Um estudo da Fortune Business Insights, divulgado em agosto, estimava que este ano, a nível global, o mercado de streaming de vídeo vai valer 473,4 mil milhões de dólares. Até 2029 deve crescer a uma taxa média anual de 19,9%, para no fim desse período valer 1,7 biliões de dólares. Em 2021 terá rendido 372 mil milhões de dólares.