Cerca de um terço dos portugueses (32%) já fizeram pelo menos uma vez compras online. E que 25% fizeram-no nos últimos 12 meses, enquanto 7% assumem não ter realizado qualquer transação pela internet há mais de um ano.

Os dados são do Observador e caraterizam o cliente-tipo das lojas online como tendo entre 25 e 44 anos. Este escalão etário representa 75% do total dos ciberconsumidores. A maioria dos shoppers digitais integra a classe média alta (57%) e há mais compradores do género masculino (53%) do que feminino, revela a análise.

Em média, a maioria dos inquiridos visita lojas online cerca de cinco vezes por ano. Na generalidade dos casos, a frequência com que os portugueses compram através da Internet oscila entre uma vez por ano e várias vezes por semana. Mais concretamente, 77% dos inquiridos compram na internet até cinco a seis vezes ao ano e apenas 16% adquire produtos online no mínimo uma vez por mês.

“Embora os portugueses estejam ainda longe de se encontrarem rendidos ao comércio online, a verdade é que estes indicadores são demonstrativos da alteração de mentalidades”, pode ler-se na nota enviada às redações pela Cetelem. “Claro que o paradigma clássico, em que a generalidade das compras se faz através da ida a espaços comerciais, não irá perder relevância tão cedo, mas o modo como os players começam a olhar para Portugal, a investir no eCommerce no nosso país e o crescimento da adesão a este canal, significa que importa seguir e antecipar os próximos passos deste canal”.