Em 2017, uma em cada cinco empresas da União Europeia vendeu produtos ou serviços através de redes informáticas, como a internet ou outras formas de troca eletrónica de dados, indica o relatório ICT usage and e-commerce in enterprises.
As transações eletrónicas representaram, em média, 17% da faturação total nesses negócios. As vendas pela internet foram responsáveis por 7% do valor.
O relatório indica que a maioria das vendas online foi feita através de sites ou aplicações próprias das empresas (6% do faturação total) com o restante (1%) realizado através de marketplaces ou sites e aplicações de terceiros.
Bélgica e Irlanda, ambos com 15%, são os Estados-membros com os valores mais elevados de receita gerada por transações através da internet. Já a Bulgária e a Eslovénia, com 2%, ficam do lado oposto da tabela, registando as percentagens mais baixas.
Portugal está a meio da tabela, no comparativo com a restante UE a 28, com as receitas geradas pelas vendas online a representarem perto de 6% do valor total do volume de negócios obtido pela utilização de redes informáticas.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários