A Comissão Europeia vai anunciar hoje o veredito sobre a acusação de práticas de concorrência desleal à Google. Em causa está o abuso da gigante tecnológica na sua posição dominante no mercado, que através do sistema operativo Android obriga os fabricantes de smartphones a instalar por defeito o seu motor de busca Chrome, avançou o Financial Times.

A pasta está a ser gerida por Margrethe Vestager, a comissária europeia para assuntos relacionados com a concorrência. A multa a ser aplicada incide sobre 10% das receitas da empresa da Google, a Alphabet, que em 2017 atingiram perto de 111 mil milhões de dólares, e desta forma poderá pagar até 11 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros). Ao ser aplicada, a multa será a mais elevada aplicada pela Comissão Europeia.

Já não é a primeira vez que a Google é multada por Margrethe Vestager por práticas desleais e em junho do ano passado teve de pagar 2,4 mil milhões de euros por abusar da sua posição dominante nas pesquisas relacionadas com comparadores de preços.