A Google poderá estar prestes a sentir novamente a mão pesada da Comissão Europeia que acusa a empresa liderada por Sundar Pichai de abusar da sua posição dominante no mercado dos sistemas operativos.
Margrethe Vestager, a comissária europeia para a área da concorrência deverá impôr, já no próximo mês de julho, uma multa que pode chegar aos 11 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros), ou seja, 10% das receitas da empresa-mãe da Google, a Alphabet, avança o Financial Times.
Em 2016, Bruxelas acusou a Google de exigir que os fabricantes de telemóveis pré-instalassem o navegador da empresa nos dispositivos o que terá prejudicado não só a concorrência, mas também as opções de escolha dos consumidores.
"Um setor de internet móvel competitivo é cada vez mais importante para os consumidores e as empresas na Europa", terá dito Margrethe Vestager naquela altura, reforçando que o comportamento da Google “nega aos consumidores uma escolha mais ampla de aplicações e serviços móveis e impede a inovação por parte de outros players, violando as regras anti concorrenciais da UE."
O Android é atualmente o sistema operativo móvel mais popular do mundo e tem mais de 80% de quota de mercado, movimentando mais de três quartos dos smartphones na União Europeia, pelo que esta coima poderá representar um golpe significativo na empresa de tecnologia norte-americana que negou qualquer irregularidade.
Em junho do ano passado, o executivo europeu já terá aplicado uma multa de 2,4 mil milhões de euros à Google por abuso de posição dominante nas pesquisas relacionadas com comparadores de preços. Existe ainda uma terceira investigação à Google a decorrer por suspeitas de abuso de posição no segmento dos motores de busca.
A Google não é a única gigante tecnológica a enfrentar o escrutínio de Vestager. Também a Apple, Amazon , Facebook e Qualcomm foram “vítimas” da comissária europeia para a concorrência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários