Um estudo divulgado hoje pela Vector 21, subordinado ao tema "A Internet e a Imprensa em Portugal" demonstra que 72 por cento dos estudantes universitários inquiridos garantem que estariam dispostos a pagar por conteúdos online especializados, que vão de encontro ás suas necessidades. O documento refere que a informação generalista é pouco procurada pelo grupo de utilizadores.



Já o painel, de um modo geral, considera a informação especializada uma das suas principais motivações para consultar informação online. Numa escala de um a quatro a média de respostas fixou-se em 3,38 sendo que o quatro representava acesso a informação muito especializada. Estas respostas levaram a Vector 21 a concluir que os investimentos de media na Internet devem contemplar targets muito específicos.



Ainda no caso dos estudantes universitários e tendo em conta os que não recorrem á Internet para se informar, cerca de 65 por cento garantem ter intenções de o fazer a curto prazo.



A importância das estratégias multicanal é outra das conclusões do estudo. Os resultados obtidos revelam que a percentagem de utilizadores que escolhem a Internet para aprofundar assuntos com os quais tiveram o primeiro contacto num suporte tradicional é bastante elevado.



Relativamente à cobrança de conteúdos, o estudo elaborado pela Vector 21 considera que a serem cobrados os conteúdos disponíveis deverão ser utilizados formatos em que o leitor pague apenas pelo que quer ver.



As parcerias com meios de comunicação social com suporte audiovisual é outro dos conselhos dados pela autora do estudo que apurou ser importante para os utilizadores a disponibilidade de informação em vários suportes.



Luís Novais, presidente da Vector 21 referiu ainda, na apresentação do trabalho, que é notória uma alteração no binómio televisão/imprensa (tendência para aprofundar os conteúdos apreendidos numa notícia vista na televisão através do jornal) para o binómio televisão/Internet. O responsável considera que esta tendência emergente deverá ser explorada convenientemente pelas empresas do sector.



O trabalho da Vector 21 reserva ainda um capitulo à imprensa regional. Os dados apurados permitem concluir que 28 por cento dos inquiridos não lêem publicações regionais por considerarem que estas não são suficientemente apelativas. Cerca de 14 por cento consideram mesmo que há falta de projectos de imprensa regional com qualidade. Estas respostas permitiram concluir que 48 por cento dos utilizadores de Internet não consultam publicações regionais pela escassez deste tipo de projectos e pela falta de interesse dos existentes, embora exista, da parte dos entrevistados, uma predisposição para aceder a este tipo de conteúdos.



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