
É entre os 16 e os 24 anos de idade que estão os maiores utilizadores de Internet móvel em Portugal, ligando-se uma média de 2,16 horas por dia através do seu telefone, revelam os dados apurados pela Hill+Knowlton Strategies, em parceria com a GlobalWebIndex. O valor representa 4,5 vezes mais do que o tempo gasto pelo grupo mais velho inquirido (55-64).
Um em cada três minutos online é passado numa rede social, quando no total os internautas portugueses dedicam 1,9 horas por dia a navegarem nessas plataformas. Em média, têm conta ou perfis criados em quatro redes sociais, mas só costumam usar regularmente duas.
O Facebook lidera em popularidade, com mais de 90% dos utilizadores de internet a afirmarem ter uma conta neste serviço, 89% a visitá-la todos os meses e 65% a afirmar que a utiliza ativamente.
O YouTube é, no entanto, a rede que tem o maior número de visitantes numa base mensal (90%), mostrando a importância dos conteúdos em vídeo para os portugueses, ressalvam as promotoras do estudo.
Os dados mostram também que mais de três quartos dos utilizadores têm um smartphone e 55% um tablet. A Samsung é a marca de dispositivos móveis mais popular, sendo que 31% dos utilizadores afirma ter um modelo da marca e 17% considera comprar um.
A tecnologia wearable é ainda um nicho, já que apenas 3% tem um relógio inteligente e apenas 2% uma pulseira inteligente.
O estudo da Hill+Knowlton Strategies e da GlobalWebIndex revela ainda que são mais de um milhão os utilizadores que se colocam invisíveis online através de Virtual Private Networks (VPNs). Fazem-no para poderem aceder a sites com restrições no trabalho, para se manterem anónimos ou para acederem mais facilmente a sites de conteúdo de entretenimento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários