A Microsoft deu ontem mais detalhes sobre o processo de transformação do Hotmail para Outlook.com. A decisão foi anunciada em julho do ano passado e será aplicada a todos os utilizadores daquele serviço gratuito até ao próximo verão.



Nos últimos meses a transferência do Hotmail para o novo Outlook.com era uma opção à disposição de quem quisesse experimentar a versão de testes do novo produto. Mais de 60 milhões de utilizadores em todo o mundo experimentaram a preview do novo serviços, como divulgou ontem a Microsoft. Os restantes, se não o fizerem por iniciativa própria, serão migrados pela empresa.



Na mesma nota no blog, a Microsoft explica que os utilizadores do Hotmail migrados mantêm acesso a toda a informação, definições e configurações, como as pastas, mensagens, regras ou contactos que transitam para o novo ambiente. Até o endereço de correio eletrónico (com a extensão @hotmail.com) pode manter-se. A este propósito a Microsoft garante que nunca obrigará os utilizadores a mudarem o endereço para Outlook.com, se essa não for uma decisão dos próprios.



Para migrar para o novo Outlook.com um utilizador do Hotmail tem apenas de entrar em Outlook.com com as credenciais do serviço. Toda a informação é migrada para o novo ambiente e as novas funcionalidades do Outlook ficam automaticamente disponíveis.



A interface do novo Outlook é diferente, tal como a forma de gerir mensagens e criar novas. O cliente conta ainda com opções de personalização do aspeto do serviço, nas cores por exemplo, novas ferramentas para gestão das mensagens e sincronização com o SkyDrive, o serviço da Microsoft para o armazenamento na nuvem.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico