Milhões de internautas foram aconselhados a alterar as suas palavras passe para acesso aos serviços depois do ataque informático ao site Gawker, que resultou na publicação online das credenciais dos utilizadores do sistema de comentários da página.

O facto de muitos internautas utilizarem as mesmas combinações para acesso a vários sites levaram serviços como o Yahoo, LinkedIn, Twitter ou o jogo online World of Warcraft a solicitarem a alguns dos seus utilizadores nos EUA que alterassem as palavras passe, como medida preventiva.

De acordo com as informações avançadas pelos meios internacionais, tratou-se de um dos mais importantes ataques de hacking dos últimos tempos, tendo sido publicados dados de cerca de 1,3 milhões de utilizadores do popular site de "mexericos".

O Twitter terá sido um dos serviços a "sofrer" com os efeitos da publicação das credenciais online, com milhares de contas comprometidas, que passaram a ser usadas para espalhar spam, noticiava esta semana a BBC.

O ataque ao Gawker teve lugar durante o fim-de-semana, com a posterior publicação dos dados na Internet e a verificação de que, em muitos casos, estas coincidiam com as usadas também noutros serviços - segundo a empresa de segurança Sophos, um terço das pessoas usa a mesma combinação em todos os sites.

Entre as passwords mais comuns encontram-se, por exemplo, as palavras "monkey", "qwerty" e "consumer".