O Facebook não quer ficar para trás no negócio do vídeo e tem tomado algumas medidas para tornar a plataforma mais atraente aos produtores de conteúdos. Numa área dominada pelo YouTube, o Netflix e a Amazon (que recentemente adquiriu o Twitch), o Facebook aproveita a sua experiência como rede social para se distinguir dos restantes rivais.

A introdução do Watch Party reforça a partilha de conteúdos para assistir em grupo, sejam vídeos originais, transmissões ao vivo, ou simplesmente reagir a gatinhos fofinhos. A reação é exatamente o que se destaca neste modo, já que os presentes podem conversar na sala, reagir em tempo real através da câmara ou bombardear emojis para exprimir as suas emoções: “oh…tão fofinho!”

O Facebook está a experimentar diferentes possibilidades para a funcionalidade, como alargar o sistema a amigos que não estejam no grupo e a eventual disponibilização nas páginas. É sem dúvida um passo para a criação de um perfil apenas com conteúdos de vídeo, talvez a piscar o olho ao YouTube.

A plataforma recolheu bom feedback da funcionalidade durante a fase de testes, com os utilizadores a experimentarem o Watch Party para sessões de perguntas e respostas, entre um influenciador e a sua audiência, sobre assuntos temáticos. Tutoriais e técnicas para atividades como culinária, exercício físico ou musicais são diversos exemplos de como a funcionalidade se destaca para estabelecer a ponte entre utilizadores.

O Facebook ouviu a comunidade e tendo como base o feedback, introduziu ainda duas novas funcionalidades ligadas ao Watch Party. A primeira permite nomear outros membros do grupo para coorganizarem uma sessão de Watch Party, introduzindo e gerindo os conteúdos a serem visionados. A outra ferramenta é uma espécie de “discos pedidos” onde as pessoas que estão a assistir podem sugerir vídeos à organização do evento.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.