Depois do Twitter, o Instagram pode ser a próxima rede social a disponibilizar um sistema pago para a verificação de perfis. A funcionalidade foi descoberta pelo engenheiro Alessandro Paluzzi que encontrou referências à funcionalidade no código da aplicação.

"IG_NME_PAID_BLUE_BADGE_IDV" e "FB_NME_PAID_BLUE_BADGE_IDV" são as linhas que levantam suspeitas, dado que se referem, claramente, ao pisco azul que é utilizado nas redes para atestar a identidade das contas (IDV é um acrónimo para 'identity verification', verificação de identidade, em português).

Paluzzi adianta ainda que o código alude a um novo sistema de subscrição, semelhante ao Twitter Blue. Por agora, não é possível aferir se ambos são a mesma coisa ou sistemas separados.

O Twitter Blue foi um dos primeiros lançamentos do Twitter, depois de Elon Musk ter adquirido a empresa. No entanto, a estreia desta funcionalidade acabou por levantar alguns problemas, uma vez que a tecnológica não se preparou para evitar que utilizadores independentes conseguissem imitar marcas ou autoridades públicas, dado que um pagamento passou a ser a única barreira entre eles e um emblema de verificação. Por outro lado, a assinatura desta versão "premium" da rede social, deu à empresa uma nova fonte de rendimento, pelo que a ideia pode estar a aliciar a Meta a implementar a mesma lógica às suas redes.

Versão paga do Twitter já está disponível em Portugal
Versão paga do Twitter já está disponível em Portugal
Ver artigo

O TechCrunch recorda que Paluzzi tem histórico no que toca a descobrir funcionalidades em desenvolvimento, no Instagram. Anteriormente, o developer identificou alusões a um temporizador de posts e a um sistema de publicações semelhante ao do BeReal.

Importa ainda notar que apesar de estar a trabalhar neste sistema, a Meta pode nunca vir a integrar a funcionalidade na versão pública das suas plataformas. Caso o faça, impera que a empresa consiga encontrar uma forma de prevenir o caos que reino no Twitter durante vários dias após o lançamento das verificações pagas.