O processo eleitoral norte-americano foi vivido intensamente em todo o mundo, quer no real quer no virtual, onde esta madrugada várias pessoas se juntaram para celebrar a vitória de Barack Obama.

Assim que se tornaram conhecidos os resultados, diversas imagens, vídeos e animações inundaram o ciberespaço dando as boas-vindas 44º presidente norte-americano.

Algumas das homenagens eram apenas imagens retiradas dos ecrãs das televisões, screenshots de sites que acompanhavam as eleições ou vídeos recolhidos das ruas. Porém, as celebrações que mais surpreenderam foram as que aconteceram no Second Life, onde foram criados diferentes espaços de apoio a ambos os candidatos à presidência.

No mundo virtual da Linden Lab vários avatars saíram para as ruas e dançaram, bateram palmas e brindaram ao novo governante dos Estados Unidos, havendo até quem exclamasse "o longo pesadelo chegou ao fim", referindo-se à actual administração norte-americana.

Em plataformas semelhantes ao SL, mas não oficiais, as celebrações chegaram a ser interrompidas por um bloqueio no canal dada a elevada afluência junto da sede eleitoral de Barack Obama, escreve a Associated Press.

Por oposição, o Straight Talk Café, um espaço no Second Life frequentado por apoiantes de John McCain, contrastava com os locais de suporte a Obama. Era praticamente um espaço fantasma.

Durante toda a campanha, voluntários de ambos os partidos entraram de forma não oficial em várias plataformas virtuais com fortes operações de marketing eleitoral, através das quais foram distribuídas t-shirts dos partidos, construídos monumentos e recolhidas doações, tudo em modo virtual.

Até Barack Obama, que apostou forte na componente online para promover a sua campanha, se juntou à corrente virtual. Isto porque, todos aqueles que mostraram o apoio ao democrata registando-se no seu site receberam um email de agradecimento do novo presidente, poucos minutos antes deste efectuar o discurso tradicional pós-resultados eleitorais.

Na mensagem era possível ler "estou prestes a chegar a Grand Park para falar com todos aqueles que ali se encontram, mas queria escrever-vos primeiro. Acabámos de fazer história. E eu não quero que se esqueçam como o fizemos. Vocês fizeram história todos os dias durante esta campanha - todos os dias bateram de porta em porta, fizeram donativos ou falaram com a vossa família, amigos e vizinhos de como podíamos fazer a mudança".