A comissária europeia para a Sociedade da Informação, Viviane Reding, desvendou ontem os principais pontos de um novo programa que prioritariza os objectivos da Comissão Europeia, em matéria de Sociedade da Informação, até 2010. O i2010 procura assegurar o desenvolvimento de áreas fundamentais para a eficácia económica do espaço europeu como a inovação, o emprego e a investigação numa linha fiel aos princípios definidos pela Estratégia de Lisboa.
Entre os principais objectivos deste plano está a ambição de criar condições ideais para o desenvolvimento de um mercado interno de comunicações electrónicas e serviços digitais. Neste âmbito, a comissária prevê um desenvolvimento continuado da banda larga nos próximos cinco anos, lembrando que hoje 80 por cento da Europa está coberta por banda larga, mas apenas 8 por cento dos cidadãos europeus subscrevem este tipo de serviços.
Nesta área interessa promover a competitividade, tendo em conta que no cenário actual os países com índices mais elevados de competitividade são os que lideram na banda larga, sublinha a comissária, lembrando a importância de novas tecnologias de acesso móveis e fixas.
Aproveitando um evento organizado pela Microsoft Viviane Reding defendeu ainda a necessidade de pôr no terreno medidas que promovam a inovação, reforçando os investimentos na investigação e o desenvolvimento das Tecnologias da Comunicação e Informação, encorajando a aplicação industrial daquelas tecnologias.
Antecipando a apresentação oficial do programa marcada para hoje, a comissária sublinhou também a importância de criar condições para desenvolver conteúdos digitais, que contribuam para dinamizar as redes europeias do conhecimento e simplificar a regulação para os negócios TIC.
As parcerias público-privado surgem também como essenciais para o desenvolvimento das TIC e criação de novos serviços, assim como o reforço dos índices de investimento, por forma a assegurar um desenvolvimento mais rápido dos serviços prioritários.
Direcção geral para a Sociedade da Informação remodelada ganha nova abrangência
No mesmo dia a Comissão Europeia detalhou a organização da reformulada Direcção Geral para a Sociedade da Informação e Media que acolhe um conjunto de alterações propostas por Durão Barroso, com o objectivo de reunir numa única Direcção Geral três aspectos fundamentais das comunicações electrónicas e que correspondem às áreas de broadcasting, redes de computadores e serviços de comunicações electrónicas. As alterações compreendem a criação de duas novas direcções e três novas unidades.
Neste sentido, a renomeada Direcção Geral do Audiovisual, Media e Internet - uma das 10 que passam a compor a DG - ganha duas novas unidades que irão responsabilizar-se pelas políticas do Audiovisual e Media, sendo que esta última pertencia até Janeiro à Direcção Geral da Educação e Cultura.
As duas novas direcções ocupam-se da investigação, compreendendo as actividades relacionadas com serviços públicos para os cidadãos ou empresas e dos Assuntos Gerais albergando os serviços de suporte, necessários ao planeamento interno e coordenação com outras instituições europeias. Esta direcção inclui uma nova unidade que terá como objectivo dar aconselhamento e fornecer apoio legal à DG principal. A primeira das duas direcções - responsável pela investigação - vai contar com administração e financiamento próprio.
A última das alterações levadas a cabo nesta matéria diz respeito à Direcção de Componentes e Sistemas, cuja unidade TIC para os Transportes e Ambiente é dividida em duas, para que os dois assuntos possam tratados de forma isolada.
Notícias Relacionadas:
2004-12-30 - Luxemburgo quer atrair os melhores cientistas à Europa e recuperar Estratégia de Lisboa
2004-08-14 - Durão Barroso escolhe Viviane Reding para a Sociedade da Informação
2004-01-20 - CE deve ainda aprovar reafectação de fundos comunitários para Ciência e Inovação
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários