A Google lançou a VPN oficial, One, em duas novas apps, uma para Mac e outra para Windows. O software permite-lhe manter o seu rasto de navegação online privado e ajudá-lo-á a esconder o seu IP em redes públicas. Ao contrário de outras soluções semelhantes, contudo, esta não lhe permitirá aceder a conteúdos bloqueados regionalmente.

Subscrever a VPN da Google custa, pelo menos, 10 euros por mês. O pacote dá-lhe ainda 2TB de armazenamento em cloud e pode ser partilhado com outras cinco pessoas.

O suporte para desktop está disponível nos 22 países onde o One está disponível, lista onde se inclui Portugal.

Para usar uma destas novas apps, vai precisar de um Mac com macOS Big Sur (x86 ou ARM) ou uma versão mais recente - caso tenha um PC, Windows 10 é a versão mínima suportada. Neste último caso, a máquina terá de ter um processador x86, uma vez que a app não suporta sistemas de 32 bits ou ARM, como é o Microsoft Surface Pro, por exemplo.

Há muita oferta no segmento dos VPNs, pelo que a proposta da Google chega, no mínimo, atrasada. Caso procure uma solução que lhe dê a possibilidade de optar por se ligar a servidores de outras regiões, a oferta da Google não o irá satisfazer. A vantagem desta solução está em todos os benefícios adicionais que garante com a subscrição e que pode conhecer em detalhe no site.