O Centro Nacional de Cibersegurança e a Associação DNS.PT lançaram uma nova ferramenta que permite aos cidadãos ou entidades verificarem, em tempo real, o nível de conformidade de um domínio de internet e correio eletrónico. O webcheck.pt tem como objetivo disseminar e promover a adoção de boas práticas e standards que contribuam para garantir a segurança, integridade e confidencialidade das comunicações online, refere o comunicado.

A plataforma, arranca no dia 8 de julho, estará adaptada ao contexto e legislação nacional, prometendo aos utilizadores uma interface intuitiva e de fácil utilização. A ferramenta pretende identificar o nível de conformidade de um endereço de internet e correio eletrónico através dos principais standards de segurança, como o DNSSEC, DANE, SPF, DKIM e DMARC. À disposição dos utilizadores vão estar também tutoriais de auxílio à implementação.

“Numa época em que a segurança na Internet é muitas vezes colocada em causa, o .pt alia-se ao Centro Nacional de Cibersegurança e reforça o compromisso com a manutenção dos níveis de qualidade, fiabilidade e segurança que o registo de nomes de domínio .pt tem vindo a garantir ao longo dos anos”, refere Luísa Gueifão, Presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.

Já Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, realça que esta ferramenta pretende apresentar uma língua mais acessível e menos técnica aos seus utilizadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.