O Centro Nacional de Cibersegurança e a Associação DNS.PT lançaram uma nova ferramenta que permite aos cidadãos ou entidades verificarem, em tempo real, o nível de conformidade de um domínio de internet e correio eletrónico. O webcheck.pt tem como objetivo disseminar e promover a adoção de boas práticas e standards que contribuam para garantir a segurança, integridade e confidencialidade das comunicações online, refere o comunicado.
A plataforma, arranca no dia 8 de julho, estará adaptada ao contexto e legislação nacional, prometendo aos utilizadores uma interface intuitiva e de fácil utilização. A ferramenta pretende identificar o nível de conformidade de um endereço de internet e correio eletrónico através dos principais standards de segurança, como o DNSSEC, DANE, SPF, DKIM e DMARC. À disposição dos utilizadores vão estar também tutoriais de auxílio à implementação.
“Numa época em que a segurança na Internet é muitas vezes colocada em causa, o .pt alia-se ao Centro Nacional de Cibersegurança e reforça o compromisso com a manutenção dos níveis de qualidade, fiabilidade e segurança que o registo de nomes de domínio .pt tem vindo a garantir ao longo dos anos”, refere Luísa Gueifão, Presidente do Conselho Diretivo da Associação DNS.PT.
Já Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, realça que esta ferramenta pretende apresentar uma língua mais acessível e menos técnica aos seus utilizadores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Foguetão Falcon 9 da SpaceX explode ao tentar pousar. Vídeo mostra como tudo aconteceu -
App do dia
Superliminal é um jogo de puzzles que utiliza ângulos de perspetiva para baralhar o jogador -
Site do dia
Relatório da União Europeia traz recomendações para mitigar riscos cibernéticos -
How to TEK
Dê mais cor e animação ao tema do browser de internet Edge através da IA
Comentários