O WhatsApp estará a desenvolver uma funcionalidade para tornar possível fazer chamadas de voz e vídeo no serviço diretamente a partir do browser, uma opção que vai aproximar a experiência na plataforma daquilo que já é possível fazer com outras ferramentas do género, como Teams.

Desta forma, o utilizador poderá passar a iniciar uma chamada de voz ou vídeo, sem ter de fazer o download da aplicação do WhatsApp para o computador, mas abrindo apenas a página do serviço no browser. Hoje não é assim.

O ícone da videochamada já aparece na versão web do WhatsApp, mas se o utilizar carregar lá em cima vai receber a sugestão para descarregar a app, de forma a poder usar essa funcionalidade. Isto é válido para utilizadores do Windows e MacOS.

A introdução desta nova funcionalidade está a ser sugerida pelo site WABetaInfo, que publicou uma captura de ecrã que é supostamente retirada de um grupo do WhatsApp numa conversa que decorre a partir da versão web. No ecrã já aparecem os dois ícones - para chamadas de voz e vídeo.

Imagem WABetaInfo
Imagem WABetaInfo

Supostamente a novidade já está a ser testada e ficará disponível mais à frente para a generalidade dos utilizadores, com uma próxima atualização da aplicação que não tem data para acontecer nem confirmação.

Este mês, a aplicação de conversação do grupo Meta já lançou outras novidades importantes. Nomeadamente, novas ferramentas para aumentar a privacidade das conversas na plataforma.

O serviço já oferecia comunicações encriptadas ponto a ponto - só o remetente e o destinatário das comunicações podem ver o seu conteúdo. Adiciona agora mais uma camada a essa proteção que inclui a possibilidade de "trancar" as conversas e as mensagens temporárias, pessoais ou em grupo, impedindo que os interlocutores as partilhem para fora do WhatsApp.

Na prática, quando esta definição é ativada deixa de ser possível exportar as conversas e os conteúdos multimédia associados deixam de ser descarregados automaticamente para os smartphones. Também não podem ser utilizadas na funcionalidade da Meta AI.