A novidade já tinha sido avançada no início de abril, estando em testes beta, mas agora é oficial, com o WhatsApp a aumentar o nível de privacidade durante as conversas. A Meta explica que a base da privacidade no WhatsApp assenta no facto das chamadas e mensagens pessoais estarem protegidas por encriptação ponto a ponto. Apenas o remetente e o destinatário podem vê-las, ouvir os áudios ou partilhar as mesmas.

O novo sistema de privacidade funciona como uma camada adicional e inclui a possibilidade de "trancar" as conversas e as mensagens temporárias. A nova definição permite trancar as conversas pessoais ou nos grupos, impedindo que outras pessoas partilhem os conteúdos para fora do WhatsApp.

WhatsApp privacidade de grupo
WhatsApp privacidade de grupo

Em termos práticos, quando ativada a definição, não apenas fica impedido de exportar as conversas, como os conteúdos multimédia deixam de ser descarregados automaticamente para os smartphones. Também não podem ser utilizadas na funcionalidade da Meta AI. O objetivo é dar aos participantes maior confiança de que ninguém pode levar o que está a ser dito para fora da conversa na plataforma.

WhatsApp tem um "pacote" de novidades. Indicador “online” e zoom em videochamadas na lista das mudanças
WhatsApp tem um "pacote" de novidades. Indicador “online” e zoom em videochamadas na lista das mudanças
Ver artigo

As conversas mais íntimas ou com informações confidenciais ganham assim maior segurança de privacidade, incentivando às comunidades organizarem-se sobre os tópicos que lhes interessa.

Para ativar a funcionalidade basta tocar no nome da conversa, escolher a opção de Privacidade avançada. A Meta diz que esta é a primeira versão da funcionalidade e pretende continuar a desenvolvê-la para adicionar mais opções de proteção. Para aceder à novidade deve atualizar a aplicação do WhatsApp.