O INESC TEC e o IPMA criaram um sistema de comunicações de banda larga a ser utilizado em ambiente subaquático. O objetivo é permitir a utilização de equipamentos e robots autónomos para exploração do mar. A tecnologia foi criada no âmbito do projeto GROW, garantindo uma maior flexibilidade das operações subaquáticas, ao mesmo tempo que reduz os custos, assim como maior rapidez no acesso aos dados recolhidos no fundo do mar.

É referido que para se ganhar maior conhecimento sobre o fundo do mar é necessário abraçar novas tecnologias, sobretudo ao nível da comunicação subaquática e elementos de robótica construída para exploração submarina. E os veículos subaquáticos autónomos começam a ser cada vez mais utilizados nas missões. Nesse sentido, os investigadores portugueses pensaram numa solução que combina tecnologias sem fios de curto alcance.

Estes veículos percorrem a coluna de água, funcionando como transportadores de dados, sendo possível estabelecer comunicações acústicas, permitindo o controlo de transmissão de dados em tempo real. O INESC TEC diz que desta forma torna-se possível estabelecer uma ligação sem fios entre a superfície de água e o fundo do mar, obtendo maiores taxas de transmissão de dados, assim como uma menor latência do que aquelas obtidas nas rotinas atuais.

A tecnologia que foi desenvolvida já foi testada em ambiente real, a 20 metros de profundidade, na baía de Sesimbra, a bordo do navio de investigação NI Diplodus. Segundo a INESC TEC, os testes comprovaram as vantagens desta nova solução face às disponíveis atualmente. A pesquisa vai continuar para identificar os procedimentos necessários para tornar a tecnologia comercializável.

A tecnologia “tem potencial para ser utilizada em diversos cenários subaquáticos, incluindo monitorização ambiental, vigilância subaquática e inspeção de infraestruturas subaquáticas”, destaca Rui Campos, coordenador da área de redes sem fios do INESC TEC. O projeto GROW teve início em outubro de 2018 e contou com um financiamento de 240 mil euros pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.