O programa WiFi4EU, lançado pela União Europeia, pretende garantir o acesso a redes Wi-Fi gratuitas nos espaços públicos europeus. A última fase das candidaturas estava disponível até dia 3 de junho, considerando que o concurso sofreu alguns adiamentos devido à pandemia de COVID-19. Segundo a Anacom, dos 14 municípios portugueses que se candidataram aos vouchers de instalação, 12 conseguiram obter a ajuda da UE.

Ao todo, 277 municípios portugueses receberam o apoio da Comissão Europeia para a instalação de Wi-Fi em locais públicos, correspondendo a cerca de 90% do território. Os 12 municípios nacionais selecionados com vales nesta última convocatória foram Aguiar da Beira, Carrazeda de Ansiães, Fronteira, Guarda, Monchique, Odemira, Olhão, Ponte de Sôr, Póvoa do Varzim, Rio Maior, Sever do Vouga e Tabuaço. A Anacom refere que houve duas candidaturas excluídas, por já terem sido selecionadas em convocatórias anteriores (Figueira da Foz e Fornos de Algodres).

tek WiFi4EU

No conjunto das quatro convocatórias do WiFi4EU, os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia somaram cerca de 4,1 milhões de euros. Nesta última convocatória houve 8.644 candidaturas ao nível da União Europeia, dos quais foram selecionados 947 municípios.

Segundo a Anacom, em Portugal já estão operacionais 12 municípios com redes de acesso WiFi4EU: Albufeira, Almodôvar, Carregal do Sal, Castelo de Vide, Funchal, Miranda do Corvo, Mogadouro, Moura, Paços de Ferreira, S. João da Madeira, Serpa e Vila Franca de Xira. Em termos práticos, a rede contemplada pelo programa WiFi4EU pretende oferecer acesso à internet de alta qualidade, sejam aos residentes das localidades como aos seus visitantes, em locais como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

O objetivo da iniciativa é a redução da exclusão digital, sobretudo nas comunidades de áreas rurais e locais remotos. Garantir o aumento de acesso aos serviços públicos online. Nesse sentido, o financiamento da União Europeia cobre os custos do equipamento e respetiva instalação de Wi-Fi.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.