Esta é a quarta e última convocatória do programa WiFi4EU que teve alguns problemas no arranque mas que tem garantido o interesse de municípios europeus para acederem a um orçamento de 14,2 milhões de euros, garantidos pelo executivo europeu para disponibilizarem acesso a redes Wi-Fi gratuitas em espaços públicos.

O último concurso tinha sido adiado devido à pandemia de COVID-19 mas é agora retomado. Nesta fase as candidaturas abrem às 12 horas do dia 3 de junho e encerram às 16 horas de 4 de junho, seguindo o mesmo modelo de "primeiros a chegar, primeiros a ser servidos", com eventuais ajustes de zonas geográficas, para distribuir mais 947 vales de 15 mil euros cada.

Em Portugal 254 municípios já receberam vales para instalar as redes Wi-Fi, num total de 3,8 milhões de euros, o que corresponde a 82% de todos os municípios portugueses. A Anacom refere por isso que há ainda 54 que não foram contemplados, e que têm agora a sua oportunidade.

Municípios já contemplados com vouchers WiFi4EU
Entrevista: "Vamos criar um embrião de uma rede, que é também de uma sociedade Gigabit competitiva"
Entrevista: "Vamos criar um embrião de uma rede, que é também de uma sociedade Gigabit competitiva"
Ver artigo

O SAPO TEK acompanhou o arranque e aprovação do WIFI4EU, que teve como relator o eurodeputado português Carlos Zorrinho, e que pretende reduzir a exclusão digital, especialmente em áreas rurais, e aumentar o acesso a serviços públicos online. Ao mesmo tempo a ideia é dar aos europeus uma nova forma de acesso à internet gratuitamente no seu paíse ou quando viajam para outros Estados Membros, com um acesso único e seguro.

As candidaturas são feitas através do portal WiFi4EU e as câmaras municipais que estejam interessadas em participar devem fazer o registo o mais rápido possível, se ainda não o tiverem feito, já que depois do lançamento da última convocatória os procedimentos deverão decorrer com celeridade acrescida, avisa a Anacom.

Para esclarecimento de dúvidas sobre esta iniciativa está disponível o Helpdesk  no portal WiFi4EU, podendo as dúvidas ser esclarecidas por email com a Comissão Europeia ou com a Anacom.