A Wikipédia estreou esta quarta-feira um novo grafismo, associado a mais algumas mudanças nas funcionalidades e organização da enciclopédia colaborativa. A usabilidade é uma das grandes apostas da nova versão, que já está disponível para 94% das 318 línguas com versões ativas do site.

Como explica a Wikimedia Foundation, que gere o projeto, esta renovação de aspeto e da experiência de navegação na Wikipédia foi pensada para que o site consiga responder às necessidades da próxima geração de utilizadores de internet.

Lembra-se na nota divulgada que, pela primeira vez no ano passado, o número de pessoas sem acesso à internet passou a ser inferior a 3.000 milhões. O update é feito a pensar nestes novos utilizadores, para tornar a utilização da plataforma mais fácil e, independentemente do seu nível de autonomia na internet, facilitar-lhes o acesso ao conhecimento e informação fiável.

Os promotores garantem que a experiência de pesquisa foi melhorada e facilitada - agora quando o utilizador introduz uma palavra surgem imagens e tópicos que ajudam a afinar a pesquisa.

Novo layout Wikipedia
Imagens e tópicos facilitam pesquisa créditos: Wikimedia

Foi introduzida uma nova tabela de conteúdos, que se mantém visível à medida que a página desce ou sobe, e que dá acesso a informação de contexto sobre o artigo e capacidade de navegar para diferentes capítulos ao longo da página. Passou também a ser mais fácil navegar entre línguas, nos artigos que estão disponíveis em vários idiomas. À direita, na parte superior do site, pode consultar em quantas línguas o artigo está disponível e saltar entre elas facilmente.

Veja as imagens e gifs partilhados com as novidades da Wikipédia 

As mudanças resultam da consulta e colaboração dos editores voluntários dos conteúdos da plataforma, testes de utilização e análise de dados e convergem na versão Vector 2022 da enciclopédia livre. Foram envolvidos mais de 30 grupos de voluntários no processo, de várias partes do mundo.

Novo layout Wikipedia
À esquerda tabela de conteúdos que acrescdnta contexto ao tema créditos: Wikimedia

Embora esta seja a mudança mais visível na Wikipédia ao longo da última década, não foi a única e nos “bastidores” da enciclopédia colaborativa foram implementadas, ao longo dos últimos anos, várias outras alterações, para melhorar a experiência de navegação e facilitar a tarefa dos editores voluntários, de criar e rever conteúdos. Pelo caminho, também nasceu uma versão mobile, talhada para a experiência de navegação a partir do smartphone.

Nos 22 anos de história da Wikipédia, o projeto tem conseguido manter a premissa inicial: foco na comunidade e a Wikimedia Foundation, garante que esse foi mais uma vez o mote para as novas alterações.

“As novas funcionalidades foram criadas com o feedback dos leitores e voluntários de todo o mundo”, garante Selena Deckelmann, responsável de produto e tecnologia da fundação, acrescentando que as prioridades desta renovação passaram por conseguir atender melhor às necessidades de uma audiência que se diversificou, mantendo o produto simples e fácil de usar.

A Wikipédia tem mais de 1 milhão de artigos em português e 9.236 editores na língua de Camões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.