A rede social X começou a abrir o acesso gratuito ao chatbot inteligente desenvolvido por outra empresa de Elon Musk, o Grok da xAI. O assistente é um concorrente de aplicações como o ChatGPT ou o Copilot da Microsoft, que também consegue interagir e interpretar linguagem escrita e imagens.

Ganhou esta última capacidade de interpretar imagens há pouco mais de um mês, depois de em agosto passar também a conseguir gerir imagens, numa evolução que tem acompanhado os desenvolvimentos dos concorrentes.

Até agora, o Grok estava disponível para subscritores da rede social X com versões pagas do serviço, ou seja, para clientes com pacotes Premium ou Premium+, na seleção de países onde a aplicação já chega. Um grupo onde Portugal não se inclui.

No último fim de semana vários utilizadores começaram a relatar que conseguiam usar o Grok a partir das suas contas de acesso gratuito à X. Entretanto, sites de informação como o TechCrunch conseguiram já confirmar a informação.

O site verificou que os utilizadores da rede social em países como a Nova Zelândia estão a conseguir experimentar a aplicação gratuitamente, o que está a ser visto como um sinal de mudança de estratégia em relação ao produto. Uma mudança que pode significar a necessidade de acelerar ou aumentar o feedback sobre o serviço.

Para já, os utilizadores com acesso ao chatbot podem testar os conhecimentos e habilidades do Grok com limites. Segundo um utilizador da rede social X, citado pelo TechCrunch, os utilizadores podem fazer até 10 perguntas ao Grok-2 durante duas horas, ou 20 perguntas durante o mesmo período de tempo, se quem responder for o Grok-2 mini. Também é possível interagir com o assistente para solicitar análise de imagens, num máximo de três por dia.

Outra nota importante para poder usar a “borla”, é que a opção só aparece a quem tem conta há pelo menos sete dias e uma conta com um número de telefone associado.

Recorde-se que em outubro, Elon Musk anunciou ele próprio a disponibilidade de uma API para programadores que permite a criação de apps e serviços de inteligência artificial baseados nos modelos Grok.

Através desta API, os developers têm acesso aos modelos Grok-2 e Grok-2 mini e a uma consola baseada em web para a criação de chaves e integração dos modelos em aplicações.

A ferramenta é compatível com outros serviços de IA, incluindo os da OpenAI, dona do ChatGPT, e para a usar há um custo associado de 5 dólares por 1 milhão de tokens de input e de 15 dólares por output.

Com os modelos disponíveis é possível gerar código, fazer resumos de conteúdos, ou extrair dados. Os modelos mais recentes do Grok permitem ainda analisar e gerar imagens, para a criação de conteúdos multimédia. Também conseguem fornecer indicadores de consumo, para controlo de energia e custos e disponibilizam aos programadores um conjunto de recursos de segurança para o ambiente de trabalho.