Através de um site recentemente criado, a Xerox e o Rochester Institute of Technology (RIT) pretendem dar a conhecer e testar a tecnologia produzida nos laboratórios de investigação e, principalmente, acelerar a sua transmissão para os grupos de desenvolvimento de produto.



Segundo comunicado oficial da Xerox, o AlphaAve.com coloca à disposição dos seus utilizadores tecnologias para utilização experimental gratuita, num primeiro passo para a constituição de um espaço virtual em parceria com outras entidades que visa o desenvolvimento de futuros produtos.



As seis tecnologias actualmente apresentadas a partir do site pertencem a dois centros de investigação da Xerox, o de Palo Alto e o Xerox Architecture Centre. Estas primeiras aplicações disponibilizadas representam uma gama de software que pode ser utilizada em por exemplo criação de páginas partilhadas por comunidades Internet, compressão digital de documentos a cores, gráficos e texto para transmissão eficiente ou armazenamento.



Cada entrada no site inclui a descrição e a história da nova tecnologia, alguns cenários específicos de aplicação e os requisitos do sistema. A partir do AlphaAve.com, os interessados poderão igualmente registar-se para receber avisos acerca da disponibilização de novas aplicações.



Embora concebido e desenvolvido entre a Xerox e o Rochester Institute of Technology (RIT), o projecto AlphaAve.com pressupõe a integração de outros parceiros no futuro. "Queremos que este seja um espaço para teste, um sítio onde os utilizadores das novas tecnologias possam experimentá-las de forma legal", explica Hervé Gallaire, presidente do Xerox Innovation Group, no comunicado enviado à imprensa. O objectivo é que aqueles que se dedicam ao desenvolvimento de produtos sejam capazes de encontrar no AlphaAve.com novas formas de atingir os seus objectivos, enquanto os investigadores, por seu lado, possam receber um feedback mais rápido do seu trabalho.