O Yahoo, confirmou ontem que o seu serviço de pesquisa de vídeos, que permite o visionamento de conteúdos como, videoclips e trailers de cinema de fontes como CBS News.com, Reuters, MTV.com e IFilm.com, está disponível em larga escala para o público.

O Yahoo Video Search, foi lançado como teste em Dezembro mas, o lançamento oficial do produto permite que os internautas encontrem e assistam a todos os tipos de vídeo, reportagens e trailers, clips de música da MTV e VH1, passando por produções independentes.

O anúncio ocorre dias após o rival Google ter lançado novas parcerias para o seu serviço de vídeo, actualmente em testes. O produto permite que os utilizadores façam uma pesquisa dos conteúdos por termos nas legendas das produções e vejam imagens dos vídeos. Os novos parceiros são a Discovery Channel, Animal Planet, Discovery Health Channel, CNN, entre outros. O Google está também a solicitar a todos os interessados o envio dos seus próprios vídeos para inserção no serviço.

"O Yahoo e o Google caminham em direcção àquele que inevitavelmente será um mundo vídeo-pesquisável de utilização fácil", disse Tim Hanlon, vice-presidente do Publicis Groupe Media, em declarações à Cnet.

A adopção da banda larga nos EUA no mercado residencial foi a grande responsável pela vontade de observar vídeos online e as tecnologia de pesquisa são essenciais para dar resposta aos serviços de vídeo disponíveis em rede IP.

Apesar de as empresas não terem definido um modelo de negócio a usar neste serviço, uma vez que ele tem de ser vantajoso para os broadcasters, Jeff Karnes, director de pesquisas do Yahoo, refere que a companhia está a analisar as várias hipóteses que tem, mas por enquanto "está centrada em tornar o produto num completo benefício para o consumidor".

Notícias Relacionadas:

2005-04-06 - Google vai testar serviço de pesquisas vídeo
2005-01-26 - Google aplica tecnologia de pesquisa a conteúdos televisivos