O Yahoo e a Sendmail estão a desenvolver um sistema de autentificação de emails em conjunto, com o principal objectivo é reduzir o volume de correio não solicitado ou spam.

O novo sistema chama-se DomainKeys e permite verificar a identidade do emissor de uma mensagem de email, reduzindo dessa forma a percentagem de mensagens que circulam na net com origem desconhecida afectando os 39 milhões de utilizadores de serviços de email do Yahoo, só nos Estados Unidos.

A Sendmail que desenvolve software open source para emails empresariais anunciou no mesmo dia, numa outra comunicação, que vai voltar a utilizar tecnologia Microsoft para identificar a origem dos emails, retomando o programa "caller ID for e-mail". Neste sentido, a empresa vai desenvolver ferramentas de software como plug-ins que permitam a integração da tecnologia Microsoft com os seus produtos open source.

O email não solicitado é um problema cada vez mais relevante para os service providers que são obrigados a despender avultadas verbas em banda larga, armazenamento e mecanismos de filtragem para defenderem as suas plataformas deste tipo de corrêspondência, que se estima, corresponda a 50 por cento dos emails enviados diariamente.

Em resposta à expansão do problema a generalidade das empresas estão a trabalhar na sua própria tecnologia de autentificação ou a testar tecnologias já desenvolvidas. A AOL insere-se no grupo de ISP que optaram por desenvolver tecnologia apoiando-se num protocolo de autenfificação muito recente. Em Janeiro a empresa anunciou estar a implementar o Sender Permitted From (SPF) que passou a ser aplicado junto dos seus 33 milhões de utilizadores.

O sistema testado pelo Yahoo permite anexar chaves encriptadas a todos os emails enviados. A chave anexada a cada email é guardada numa base de dados pública e duplicada na mensagem enviada. Quando o utilizador recebe a mensagem têm a possibilidade de comparar as duas chaves verificando a autenticidade da proveniência da mensagem. Caso isto não aconteça são activados pelo ISP os mecanismos de defesa contra o spam e contra spammers.


Notícias Relacionadas:

2003-10-22 - Yahoo! reforça segurança do seu serviço de email gratuito e pago
28-04-2003 - Yahoo!, AOL e Microsoft unem-se no combate ao spam

2003-04-16 - AOL desencadeia cinco processo legais contra spammers