Numa nota publicada no blog, a empresa dá conta de novas alterações de pretende fazer ao portfólio de serviços e inclui aí o encerramento do serviço de diretório, que acontecerá no final deste ano. Na manhã desta segunda-feira o site também estava indisponível.



O serviço de diretório foi o ponto de partida da Yahoo, em janeiro de 1994. Foi a primeira oferta criada pela dupla que lançou o projeto, Jerry Yang e David Filo, que primeiro lhe deram o nome de Jerry and David's Guide to the World Wide Web. No mesmo ano mudou a designação para Yahoo!, que significa Yet Another Hierarchical Officious Oracle.



Na nota publicada no blog a Yahoo justifica a decisão garantindo apenas que "a empresa mantém-se comprometida com o objetivo de ligar os utilizadores à informação que os apaixona", mas sublinhando que "o negócio evoluiu".



O diretório da Yahoo nasceu para ajudar a "organizar a Internet" listando sites por categorias e localização, que podiam ser pesquisadas por áreas. Hoje é um tipo de oferta completamente ultrapassada pela capacidade dos atuais serviços de pesquisa. O fim do serviço é por isso sobretudo simbólico.



Nos últimos dois anos a Yahoo encerrou cerca de 60 produtos e serviços num esforço para reorganizar a empresa e direcioná-la para áreas de maior crescimento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.