O portal Yahoo inaugura hoje, um serviço online de música digital por assinatura a um preço mais reduzido que as actuais ofertas. O novo site promete ser mais um concorrente à altura do iTunes, da Apple e apesar de semelhante ao serviço do Napster e da RealNetworks, vai apresentar um preço menor, de 7 dólares por mês, comparativamente com os 15 dólares cobrados pelos seus concorrentes.

O produto estará coordenado com outros serviços da companhia, como o Instant Messaging, numa tentativa de fazer frente à oferta da Apple, que através do iTunes detém 70 por cento do mercado de downloads de música pela Internet.

O novo serviço, chamado Yahoo Music Unlimited, dará acesso a um catálogo com cerca de um milhão de músicas, que poderão ser transferidas para leitores digitais e partilhadas através do Messenger. Em Setembro, o Yahoo adquiriu a empresa Musicmach, proprietária do popular Musicmatch Jukebox, de várias estações de rádio virtuais e de um serviço de download de músicas. Os analistas, dizem que o facto de o site disponibilizar uma vasta escolha no que toca ao serviço de música e vídeo, poderá contribuir para as vendas.

"O Yahoo quer assumir um papel predominante na música digital", referiu Lloyd Braun, do Yahoo Media Group. A estratégia passa por "oferecer aos consumidores uma maior escolha, controle e flexibilidade para interagir com as músicas".

Através deste serviço, os utilizadores poderão fazer downloads isolados, pagando por cada música, ou subscrever uma modalidade que permite um número ilimitado de downloads, mediante um pagamento mensal.

O iTunes da Apple ultrapassou as 400 milhões de músicas vendidas desde o seu lançamento e ontem, foram inauguradas mais lojas na Dinamarca, Noruega, Suécia e Suíça, passando o serviço a estar disponível em 19 países.

Notícias Relacionadas:

2005-05-06 - Yahoo amplia alcance do serviço de pesquisa de vídeos
2005-04-29 - Apple coloca nas lojas nova versão de sistema operativo Mac OS
2005-03-22 - Apple resolve vulnerabilidade na iTunes e bloqueia acessos através de PyMusique