
Apesar das notícias falsas em circulação na internet já estarem a ser assinaladas por gigantes tecnológicas como a Google e o Facebook, a quantidade de informação manipulada existente, e a velocidade com que a mesma é produzida, continua a preocupar a comunidade de internautas. Para lhes reduzir o impacto, o YouTube vai agora juntar-se à ofensiva de empresas que as tem tentado inutilizar.
Na prática, este esforço vai materializar-se no lançamento de um programa de workshops no Reino Unido, dirigido aos adolescentes, que vai ensinar os internautas a distinguir entre notícias reais e notícias falsas. A ideia é dinamizar estas aulas de forma presencial ao longo de várias atividades que podem ser realizadas num único dia. As lições vão tentar formar os mais novos de forma a que estes criem mecanismos de defesa contra conteúdos duvidosos, como a verificação de factos ou a utilização de ferramentas de denúncia.
Os workshops vão ser dinamizados por veteranos do YouTube.
A ideia da empresa, como nota o Engadget, não será erradicar as notícias falsas da superfície da internet mas antes envolver toda a comunidade presente no YouTube na luta contra este fenómeno.
A decisão foi tomada depois do parlamento britânico aprovar a antecipação das eleições para o próximo dia 8 de junho. Até lá, os tempos deverão ser férteis em "fake news", como mostraram, recentemente, outros atos eleitorais.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários