O YouTube está a lançar um conjunto de novas funcionalidades que vão ajudar os criadores de conteúdos a gerirem melhor as secções de comentários dos seus vídeos e a conseguirem uma maior aproximação aos seus fãs.

Entre as novidades, contam-se ferramentas que permitem que os produtores de conteúdos destaquem comentários que consideram ser reações significantes ou que transmitam informações relevantes.

Para além disso, os criadores podem expressar as suas reações a comentários através de “corações” virtuais.

Numa publicação no seu blog oficial, o YouTube indica que está também a reforçar algumas das funcionalidades já existentes, como as que permitem delegar a moderação dos comentários a outros utilizadores e que possibilitam a criação de “listas negras” de palavras-chave e frases que o youtuber considere inapropriadas ou ofensivas.

Informações oficiais avançam que a plataforma de vídeos vai disponibilizar, ao longo dos próximos meses, a versão beta de uma nova funcionalidade que está a desenvolver: um algoritmo que, de forma automática, retém comentários potencialmente ofensivos, para posterior aprovação do criador de conteúdos.

O YouTube admite que, numa fase inicial, esta ferramenta pode cometer alguns erros, retendo comentários inócuos ou aprovando aqueles que são ofensivos. Mas o serviço explica que vai ter em consideração o feedback dos utilizadores desta funcionalidade durante o teste beta, e aplicar as alterações necessárias para corresponder às expectativas dos youtubers.

Estas novas funcionalidades são reflexos dos esforços que o YouTube tem vindo a fazer para "expurgar" a sua plataforma dos chamados trolls da internet, cujos objetivos nao vão além de criar distúrbio entre os utilizadores.

A empresa tem, por exemplo, incentivado os utilizadores a comunicarem vídeo impróprios que violem o código de conduta da plataforma.