Henrique Granadeiro, presidente da PT apresentou hoje uma estimativa do grupo que aponta para investimentos na ordem dos 720 milhões de euros realizados ao longo dos últimos 10 anos pelos operadores de telecomunicações “parasitas que surfaram na rede da PT”, referindo-se aos operadores alternativos. O número foi fornecido para mostrar o que o presidente da PT considera um sinal da má orientação da regulação do sector, desde a liberalização, excessivamente focada na abertura das infra-estruturas existentes.

Segundo os mesmos dados, a PT investiu nos últimos 10 anos 6,7 mil milhões de euros, dos quais 930 milhões foram alocados à PT Multimedia. A Vodafone investiu 2,1 mil milhões de euros e a Sonaecom 1,8 mil milhões de euros.

Embora sublinhando as diferenças nos valores, o responsável frisou que o investimento foi muito elevado, quer em Portugal quer na Europa, para produzir resultados para a Sociedade da Informação e melhoria dos serviços prestados ao cliente muito abaixo dos conseguidos nos Estados Unidos, 2,4 por cento na Europa, contra 4,2 por cento nos Estados Unidos.

O responsável respondia a uma questão relacionada com o nível de investimento da PT ao longo dos últimos anos e com as condições que seria necessário criar para assegurar a viabilidade de novos investimentos em redes de próxima geração.

“Tem de se caminhar no sentido de criar melhores preços, mas isso tem de ter como base a eficiência”, defendeu ainda considerando que o preço tem também tido um foco excessivo nas medidas da regulação, em detrimento de outros aspectos.



Notícias Relacionadas:

2007-12-06 - 17º Congresso da APDC - Vodafone pondera candidatura à TDT e não descarta investimento em NGN

2007-12-06 - 17º Congresso das Comunicações - TDT só será viável com estratégia multiplataforma

2007-12-06 - 17º Congresso das Comunicações - Visabeira alarga investimento em Angola e Moçambique no próximo ano

2007-12-04 - 17º Congresso da APDC - Convergência implica investimento e capacidade para desenvolver serviços à medida

2007-12-04 - 17º
Congresso da APDC - Sócrates diz que spin-off da PT Multimédia deve ser
aproveitado em benefício do sector