A canadiana Wi-Lan está a processar 19 companhias que alegadamente têm produtos no mercado a violar tecnologia por si patenteada em 1996, quando oferecem serviços Bluetooth.
Visados pelo processo estão nomes tão conhecidos como a Apple, Acer, Dell, HP, LG ou a Intel e também empresas fabricantes de telemóveis, já que a empresa alega violação da sua propriedade intelectual na disponibilização da tecnologia sem fios, em telemóveis e portáteis.
A patente registada pela empresa tem a ver com o "método para partilha e projecção de frequências numa rede de comunicações", de acordo com a Reuters.
Para pôr cobro ao diferendo a empresa exige uma compensação por danos, não especificada.
O recurso à justiça para resolver questões relacionadas com patentes faz a actualidade noticiosa quase diariamente, sobretudo nos Estados Unidos. Um dos casos mais recentes é o diferendo entre Apple e HTC, que levou a primeira a processar a segunda, mas não é o único. A Apple também está envolvida em processos judiciais com a Nokia e a Fujitsu.
No site oficial, onde dá nota do processo, a protagonista deste novo caso explica que nele recorre a uma empresa de advogados com vitórias em casos idênticos e dá detalhes sobre o seu perfil.
A Wi-Lan nasceu em 1992 e actualmente licencia a sua tecnologia a cerca de 220 empresas em todo o mundo. As empresas que licenciam a sua tecnologia estão em sectores como as comunicações ou a electrónica de consumo e vendem produtos como telemóveis 3G, portáteis com Wi-Fi. Routers DSL, estações-base WiMax, entre outros.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários