A pesquisa mostra que 39% dos portugueses se imaginam a criar a própria empresa, embora 70% dos inquiridos identifiquem o medo de fracassar como o maior obstáculo a uma decisão deste género. Este fracasso, antecipam os inquiridos, pode acontecer por causa da crise económica (46%), por causa dos encargos financeiros (38%) ou pelo simples receio do insucesso.

Outro dado em destaque é o facto de só 16% dos portugueses inquiridos na pesquisa considerar que está inserido numa sociedade favorável ao empreendedorismo, o que coloca o país em 42º lugar, numa tabela que lista 44 países. O resultado obtido em Portugal fica muito aquém da média europeia (46%) e da média global (50%).

O estudo foi realizado pela Amway, uma empresa especializada na venda direta de produtos, que realiza o inquérito todos os anos. Em 2014 e em 2013 Portugal já tinha ficado nos últimos lugares da tabela.

Os portugueses que admitem a possibilidade de lançar o seu próprio negócio têm como principal motivação a oportunidade de se transformarem no seu próprio chefe (45%). Logo a seguir surge o facto de esta ser uma possibilidade de regressar ao mercado de trabalho ou de autorrealização, resposta dada por 30% dos inquiridos.