Como e quando são perguntas que continuam no ar na sombra da evolução da IA, que tem mexido com muitas empresas que se adaptam ao substituir trabalhadores humanos por algoritmos. As funções em perigo não se prendem com a complexidade das tarefas, mas aquelas que têm mais dados disponíveis para trein
Com um crescimento de 35% no negócio em 2024, para uma faturação de perto de 45 milhões de euros, a Hisense continua a consolidar a sua posição em Portugal, alavancada pelo sucesso na área de TV de grande dimensão mas também pelo crescimento dos eletrodomésticos. E há novidades a caminho.
Já se sabe que Elon Musk não morre de amores pela OpenAi, que até financiou numa fase inicial mas que já tentou processar. E a animosidade pode aumentar, agora que a dona do ChatGPT e o seu CEO pretendem lançar um novo projeto e competir com a Neuralink.
A Agência Nacional de Inovação publicou um relatório nacional dedicado às áreas de Segurança e Defesa, salientando o aumento da população com ensino superior e o crescimento da inovação industrial.
A DE-CIX já começou a integrar as 20 primeiras redes na infraestrutura de Internet Exchange inaugurada em São Paulo. Através desta, pode-se conetar diretamente com diversos fornecedores de serviços de cloud, conteúdos e ISPs, aumentando a velocidade do tráfego dos dados nacionais e internacionais co
A startup de inteligência artificial Perplexity fez uma oferta formal para o Chrome, medida aplaudida pelos reguladores dos Estados Unidos, colocando pressão na Google.
A Tekever, que este ano entrou no clube dos unicórnios portugueses, abriu um novo hub em Leiria. A unidade, que já está em funcionamento, conta com cerca de 50 colaboradores, um número que a empresa pretende duplicar até ao início de 2026.
É mais uma empresa (quase) histórica do sector tecnológico em Portugal que passa para as mãos de um grupo estrangeiro. A BI4ALL foi absorvida pelos espanhóis da Plexus Tech.
No ano passado Portugal foi o segundo país da Europa Ociental na captação de investimento direto estrangeiro, com 186 novos projetos. Uma posição de destaque que em 2025 pode não se repetir.
Um estudo destaca o dinheiro que as empresas investem em inteligência artificial por ano, sendo que quase metade investe pelo menos 250 mil dólares por ano.
Apesar da pressão de Trump para o CEO da Intel se despedir, Lip-Bu Tan diz que o seu compromisso é com os Estados Unidos e com a Intel, pretendendo colaborar com a Casa Branca para esclarecer a desinformação que o coloca ligado a investimentos com empresas chinesas.
A inteligência artificial tornou algumas das tarefas redundantes, levando a Altice Portugal a cortar 16% da sua força laboral, resultando na saída de 1.000 funcionários, através de um programa de acordo de rescisão.
Depois de ter prometido o investimento de 500 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, nos próximos quatro anos, a Apple "cede" às ameaças de Trump e anuncia mais 100 mil milhões a juntar ao total.
A tecnologia vai ganhar mais dimensão no Rock in Rio 2026 com a Smart City of Rock. A edição em Lisboa vai ser um “laboratório” para testar soluções de tecnologia que podem ser replicadas noutros eventos da Rock World, com a parceria de empresas tecnológicas e startups.
Apesar do crescente entusiasmo em torno da IA generativa, um relatório da Devoteam mostra que muitas organizações ainda não sabem bem como aplicar a tecnologia, o que reforça a necessidade de definir estratégias claras.
O regulamento europeu MiCA (Markets in Crypto-Assets) começou a ser aplicado no ano passado, mas Portugal ainda não definiu a entidade responsável por supervisionar o setor dos criptoativos. De acordo com o Governo, a decisão está para breve.
A Apple continua a montar o puzzle do seu ecossistema de IA, mas caso seja obrigada a acabar com a parceria com a Google na utilização da Pesquisa por predefinição nos seus equipamentos, terá de construir um motor de busca próprio.
A Litehaus é uma startup portuguesa dedicada à construção de casas sustentáveis através de impressão 3D. Conta agora com uma nova plataforma de inteligência artificial para simplificar o processo de construção.
A acompanhar o relatório de contas da Apple relativo ao seu terceiro ano fiscal, que registou 94 mil milhões de dólares em receitas, a empresa divulgou que chegou aos 3 mil milhões de unidades de iPhone vendidas desde sempre.
A mais recente apresentação de contas da Microsoft, superando as expectativas em ganhos, empurrou a empresa para uma capitalização de 4 biliões de dólares, juntando-se à Nvidia na passagem desta meta.
Receitas da Nintendo disparam 132%, somando 3,33 mil milhões de euros, à boleia do lançamento da Switch 2 no início de junho. A fabricante espera vender 15 milhões de unidades até ao fim do ano fiscal.
A nova unidade da Sword Health aposta em soluções de IA para automatizar tarefas não clínicas, com o unicórnio português a trabalhar já com governos e centros hospitalares em diferentes partes do mundo.
A eDreams apela à Comissão Europeia para que adote uma política de tolerância zero contra as infrações da Google, para assegurar que o Regulamento dos Mercados Digitais "não se torne uma lei que pode ser ignorada sem consequências".