Primeiro surgiram imagens de veículos da Apple carregados de sensores e câmaras. Depois surgiu a notícia de que a Apple estaria a contratar engenheiros para o desenvolvimento de baterias elétricas. O principal designer da tecnológica, Jony Ive, já referiu várias vezes que não gosta do estado como a indústria automóvel está a evoluir. E antes de tudo isto já tinham aparecido relatos de que a Apple podia estar interessada em comprar a Tesla Motors, mas tal acabou por não acontecer.

Perante estes alegados factos, e com base em novas fontes, a Bloomberg afirma que a Apple está de facto a trabalhar num veículo, mas que o mesmo só estará pronto para ser mostrado ao mundo em 2020.

O carro, que será elétrico, já estará a ser trabalhado por uma equipa de 200 engenheiros. As contratações para a nova divisão da empresa terão conhecido um grande aumento nos últimos meses, para que no espaço de cinco anos o projeto possa estar concretizado.

Várias empresas na área das baterias elétricas estão a ver os seus empregados a serem seduzidos pela Apple, incluindo a Tesla Motors, como afirmou Elon Musk numa entrevista recente.

A agência de notícias lembra que a Apple tem neste momento 178 mil milhões de dólares em caixa, um valor suficiente para despoletar o investimento num novo mercado, apesar de já haver concorrentes de peso: as grandes fabricantes como a BMW começam a olhar para os veículos elétricos (EV) de forma séria, enquanto a Tesla é atualmente a grande empresa que está inteiramente focada neste segmento.

A Apple tentará assim não perder terreno naquele que parece ser o próximo grande segmento tecnológico. Ainda que de forma diferente, também a Google está a envolver-se no futuro dos veículos, tendo já apresentado a sua proposta de carro autónomo.

Até ao momento a marca da maçã ainda não comentou nenhuma das notícias que dão conta do interesse da empresa em entrar no segmento dos veículos elétricos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico