A Schréder inaugurou esta segunda-feira o seu centro de inovação para smart cities em Portugal. Com a Schréder Hyperion, a startup é a primeira a instalar-se no Campus da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, num investimento e acompanhamento que contou com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Com 50 colaboradores, a Schréder Hyperion é um centro de I&D que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de produtos e soluções para smart cities. Com tecnologias abertas e interoperáveis para todo o mundo, entre as várias ofertas a startup disponibiliza soluções de IoT, conectividade 5G, mobilidade elétrica e iluminação inteligente.

O centro de inovação pretende promover um ecossistema para smart cities baseado em Portugal, com uma colaboração ativa com os setores académico, público e privado. De acordo com Nicolas Keutgen, chief innovation officer da startup, foi com este pensamento que a Schréder escolheu abrir a unidade de negócio na Nova SBE e "fazer parte da vida deste campus com o know-how e os parceiros da Schréder".

Clusters de Smart Cities e TICE.PT entre os novos pactos sectoriais para a competitividade e internacionalização
Clusters de Smart Cities e TICE.PT entre os novos pactos sectoriais para a competitividade e internacionalização
Ver artigo

Já o diretor da Nova SBE considera que a criação da unidade de inovação da Schréder espelha o que deve ser o ecossistema de aprendizagem. "Este é o ecossistema que pretendemos criar na instituição, para que os alunos convivam e aprendam com a inovação das empresas e das startups”, afirma em comunicado Daniel Traça.

O Shuffle vai ser uma das tecnologias que serão desenvolvidas e comercializadas em Portugal, um sistema modular de iluminação que pode integrar sistemas de controlo, altifalantes, câmaras de vigilância e carregador de veículos elétricos.

Com esta colaboração, a startup prevê testar a partir de Portugal para o mundo novas soluções e tecnologias que melhorem a vida das pessoas. O objetivo é construir cidades abertas, fluídas, seguras, conectadas e sustentáveis, para os cidadãos e para as autoridades locais.

Fundada em 1907, em Portugal a Schréder possui duas unidades industriais, de luminárias em Oeiras e de colunas em Alverca. A multinacional de iluminação exterior conta com mais de 120 colaboradores, distribuídos entre a região de Lisboa e o Porto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.