A próxima semana é dedicada à Economia Digital, com a Portugal Digital Week, promovida pela ACEPI, que inclui uma série de momentos de destaque, como a entrega dos prémios Navegantes XXI e o Dia das Compras na Net, uma espécie de Black Friday portuguesa com descontos nas compras online. Em destaque está também o Portugal Digital Summit, que reúne debates e exposições, este ano na Exponor, em Matosinhos.
Com data marcada para os dias 17 e 18 de outubro, o evento reúne mais de 150 oradores nacionais e internacionais para debater as principais tendências e desafios para as empresas sob o mote "AI: Powering Business Innovation & Digital Transformation", nomeadamente o impacto da inteligência artificial na economia e modelos de negocio de futuro. Vai contar com três palcos de sessões em simultâneo, área de Exposição, um lounge para networking e espaço para emissão em direto e entrevistas.
"A decisão de realizar o Portugal Digital Summit no norte pela primeira vez surgiu da vontade de descentralizar e potenciar a economia digital numa das regiões mais dinâmicas do pais a nível empresarial onde se encontram empresas a utilizar as tecnologias mais avançadas e simultaneamente muitas pequenas empresas que ainda nem sequer têm presença na internet", explicou ao SAPO TEK Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI.
Depois de três anos de pandemia o regresso dos eventos presenciais é antecipado, e isso reflete-se na adesão e inscrições. "A resposta tem sido extraordinária, com mais de 2.000 inscrições de profissionais dos mais vários sectores com um interesse muito palpável em assistir ao que mais de 150 oradores tem a dizer em 3 palcos. Este feedback inicial já antevê um evento de sucesso e estamos a considerar a possibilidade de voltar a Norte nas edições futuras", justifica, adiantado porém que "em 2024 já está planeado que voltaremos a Lisboa".
O tema da Inteligência Artificial está no centro dos vários painéis nos dois dias de conferência.
"A IA, amplificada por discussões em torno da IoT, metaverso, redes de nova geração, e web3.0, oferece um horizonte de oportunidades e desafios", sublinha Alexandre Nilo Fonseca.
Este ano os Estados Unidos são o país convidado pela ACEPI, à semelhança do que aconteceu anteriormente com o Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e China. "A presença dos EUA, um epicentro de inovação em IA, enriquecerá significativamente o diálogo. As empresas e os profissionais portugueses, têm nesta conferência de dois dias, uma oportunidade única de se conhecerem e beneficiarem deste intercâmbio de conhecimentos", acrescenta o presidente da ACEPI.
Os últimos anos têm sido de aceleração na transição digital em Portugal, e os dados que vão ser partilhados com os resultados do estudo realizado anualmente pela ACEPI, IDC e .PT mostram essa evolução. "A transformação digital em Portugal é evidente. Principalmente nas grandes e médias empresas, cerca de 90% estão a trabalhar na sua transformação digital e Portugal até está ligeiramente acima da média da UE em termos de Intensidade Digital das Empresas", afirma Alexandre Nilo Fonseca, que reconhece porém que, "no entanto no caso das pequenas empresas, menos de metade têm iniciativas de transformação digital".
Entre os dados apurados importa referir que "a venda de bens e serviços entre empresas (B2B), incluindo a vendas electrónicas para o Estado (B2G), estão avaliadas em 143 mil milhões de euros em 2023" e que "já existem mais de 1.7 milhões de domínios .PT registados".
Alexandre Nilo Fonseca destaca ainda dois dados do Estudo que vai ser revelado na próxima semana. "O estudo da ACEPI / IDC/ .PT evidencia uma população cada mais digital em que 87% dos portugueses já utilizam a internet e que 54% dos portugueses já fazem compras online, estando previsto que comprem mais de 9 mil milhões de euros através da internet. A nossa previsão é que esse volume de compras possa ultrapassar os 11 mil milhões nos próximos 3 anos".
3 palcos e muitos espaços de debate e networking
Como habitualmente, os painéis de debate e entrevistas previstos vão dividir-se por três palcos, com sessões em simultâneo: o Leadership Stage, com os principais temas da Transformação Digital por oradores de renome nacional e internacional; o Disruption Stage, que tratará os mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio na vanguarda da economia digital e inteligência artificial; e o Masters Stage, reservado ao setor do E-Commerce e Marketing Digital, com apresentação de casos de sucesso e de boas práticas.
O Portugal Digital Summit’23 conta ainda com uma área de 6.000 m2 de exposição, um Espaço 360, para emissão em direto e entrevistas, e um Business Lounge para networking entre os debates.
"Depois de 3 anos de pandemia e eventos híbridos ou mesmo 100% digitais, estamos a assistir a um grande entusiasmo das empresas e dos profissionais na participação em eventos presenciais. Ambicionamos expandir e enriquecer o PDS, reforçando o seu posicionamento como o maior evento sobre Digital em Portugal", afirma Alexandre Nilo Fonseca.
O objetivo é também "continuar a a ampliar as fronteiras do PDS, integrando mais colaborações internacionais como a que temos com os EUA este ano e que no passado já incluíram, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e China".
"A energia e a inovação digital emanadas pelas empresas portuguesas são um catalisador que antevê um futuro onde o PDS não é apenas um evento nacional, mas uma plataforma global para a inovação digital e colaboração com outras nações", sublinha o presidente da ACEPI.
Recorde-se que a presença na conferência é livre e gratuita e ainda pode ser garantida, depois de feito o pré-registo obrigatório, através do website oficial da iniciativa.
Também é possível acompanhar o evento através do streaming do SAPO ou da emissão no canal de TV dedicado, transmitido pelos três operadores principais, MEO, NOS e Vodafone.
Como parte integrante da Portugal Digital Week, o evento organizado pela ACEPI abrange ainda a apresentação do Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital’23, que analisa a evolução da economia digital em Portugal, em domínios como a utilização da internet pelos consumidores, a presença online das empresas e o comércio eletrónico, e a cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI.
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