
Esperava-se uma pausa temporária de uma semana para procurar financiamento, mas a Virgin Orbit vai mesmo suspender definitivamente a sua atividade espacial, por tempo indeterminado. Em apenas um mês, a empresa de Richard Branson passou da excitação relacionada com a missão histórica Start Me Up, que seria a primeira a partir de solo britânico; para o total encerramento de operações por ter falhado essa mesma missão, devido a anomalia no LauncherOne, que impediu o foguetão de alcançar a órbita desejada.
A empresa falhou em assegurar financiamento e num futuro indefinido encerrou as suas operações, reporta a CNBC, depois de uma reunião entre o CEO da Virgin Orbit e os seus trabalhadores. No documento submetido à comissão dos valores mobiliários dos Estados Unidos, foi apontado a redução de 675 funcionários, de todas as equipas e departamentos, constituindo cerca de 85% da sua mão-de-obra.
A empresa garantiu que vai pagar as respetivas indeminizações aos trabalhadores que estão de saída, seja em dinheiro, benefícios e ainda a ajuda a encontrar emprego, incluindo a possibilidade de alguns serem direcionados para a Virgin Galactic, outra empresa do grupo.
Na última semana a empresa tem vindo a trabalhar com uma pequena equipa não só para continuar a investigação que levou à falha do foguetão durante o voo da missão Start Me Up, enquanto finalizava as preparações para o seu próximo foguetão. Mas futuras operações estão agora comprometidas, uma vez que além de falhar em assegurar financiamento, os acionistas começaram a vender as suas ações da empresa (num aumento de 40% de vendas desde o anúncio), valendo cerca de 34 cêntimos de dólar, numa desvalorização de 82% desde o início do ano.
Apesar de ser o acionista maioritário, com 75% das ações, nem mesmo Richard Branson consegue continuar a financiar a empresa. Em 2017, a Virgin Orbit separou-se da Virgin Galactic como empresa independente, contando ainda com 18% de quota de um fundo de investimento da Mubadala, dos Emiratos Árabes Unidos.
Desde que começaram as operações espaciais em 2020, a Virgin Orbit lançou seis missões, quatro delas com sucesso e duas que falharam.
Veja as imagens do lançamento da Virgin Orbit em 2022
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários