No início da semana, uma anomalia levou ao fim súbito da missão Start Me Up da Virgin Orbit, que seria a primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido. Depois de muitos se questionarem acerca do problema que levou ao falhanço missão, a empresa espacial de Richard Branson veio a público esclarecer o que se passou.

Numa atualização publicada esta quinta-feira, que conta com os resultados de uma análise preliminar, a empresa explica que a missão estava a correr como planeado até ao momento que sucedeu a separação do primeiro e segundo estágio do foguetão.

Clique nas imagens para recordar a missão Start Me Up

Embora a separação tenha acontecido sem problemas, o segundo estágio, que tinha como missão colocar as cargas a bordo em órbita, experienciou uma anomalia ao atingir uma altitude de aproximadamente 180 quilómetros. Segundo a análise, os motores do segundo estágio desligaram-se prematuramente, ditando o fim da missão.

A Virgin Orbit admite que os diferentes componentes do LauncherOne, assim como as cargas que transportava, acabaram por não chegar ao destino planeado. Sem detalhar mais pormenores, a empresa afirma que voltaram a descer à Terra, caindo numa zona onde não colocavam vidas ou infraestruturas em risco.

Virgin Orbit: Problema técnico leva a fim súbito da primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido
Virgin Orbit: Problema técnico leva a fim súbito da primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido
Ver artigo

Recorde-se que o LauncherOne transportava satélites de sete clientes, incluindo cargas comerciais e governamentais de diferentes nações. Em destaque estava o primeiro satélite construído no País de Gales, assim como o primeiro satélite desenvolvido em Omã e uma missão colaborativa entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

A queda do segundo estágio do LauncherOne conseguiu ser captada em vídeo por Ramón López, um dos colaboradores da Rede Espanhola de Investigação de Meteoros (SPMN-CSIC), no sul de Lanzarote, no arquipélago das Ilhas Canárias.

Veja o vídeo 

De acordo com a Virgin Orbit, já foi iniciada uma investigação formal para identificar as causas que levaram à anomalia no segundo estágio do LauncherOne. A empresa vai continuar os preparativos para a sua próxima missão, que decorrerá no Porto Espacial e Aéreo do Mojave, na Califórnia.

Lançar uma missão espacial a partir do Reino Unido continua a ser uma das ambições da empresa espacial, que está em conversações com o governo e com investidores no país para ver que oportunidades existem ainda este ano.