A Virgin Orbit suspendeu temporariamente atividade, dispensando os seus funcionários por uma semana, ao que tudo indica em busca de financiamento para poder continuar a operar, avançam as publicações internacionais citando fontes próximas.

A decisão da empresa do multimilionário Richard Branson surge depois do falhanço da primeira missão espacial lançada a partir do Reino Unido. O desaire aconteceu há pouco mais de um mês, com a missão Start Me Up, que transportaria satélites de sete clientes, incluindo cargas comerciais e governamentais de diferentes países. Em destaque estava o primeiro satélite construído no País de Gales, assim como o primeiro satélite desenvolvido em Omã e uma missão colaborativa entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Uma anomalia no LauncherOne acabou por comprometer a missão, sem que o foguetão conseguisse alcançar a órbita planeada. De acordo com a empresa, os resultados de uma análise preliminar indicam que a missão estava a correr como planeado até ao momento que sucedeu a separação do primeiro e segundo estágio do foguetão.

Clique nas imagens para recordar a missão Start Me Up

Embora a separação tenha acontecido sem problemas, o segundo estágio, que tinha como missão colocar as cargas a bordo em órbita, experienciou uma anomalia ao atingir uma altitude de aproximadamente 180 quilómetros. Segundo a análise, os motores do segundo estágio desligaram-se prematuramente, ditando o fim da missão.

A queda do segundo estágio do LauncherOne conseguiu ser captada em vídeo por Ramón López, um dos colaboradores da Rede Espanhola de Investigação de Meteoros (SPMN-CSIC), no sul de Lanzarote, no arquipélago das Ilhas Canárias.

Veja o vídeo 

A Virgin Orbit admite que os diferentes componentes do LauncherOne, assim como as cargas que transportava, acabaram por não chegar ao destino planeado. Sem detalhar mais pormenores, a empresa afirma que voltaram a descer à Terra, caindo numa zona onde não colocavam vidas ou infraestruturas em risco.