Os acionistas da Zon votam hoje a proposta de fusão com a Optimus, apresentada pelos acionistas de referência das duas empresas. Não são esperadas surpresas e espera-se a aprovação da proposta que tem vindo a ser trabalhada desde o anúncio em dezembro. Do lado da Zon, a proposta partiu da acionista maioritária Isabel dos Santos. do lado da Optimus, a Sonaecom assumiu a negociação inicial.



A reunião da Zon está agendada para as 15 horas e integra três pontos na ordem de trabalhos, onde se destaca o projeto de fusão. Alterações ao nome da sociedade e um aumento de capital (de três para cinco milhões de euros) estão também entre os pontos a votar pelos acionistas.




A fusão da Optimus e da Zon, aprovada pelas administrações das duas empresas em janeiro, deve gerar sinergias entre os 300 e os 400 milhões de euros e cria um grupo com receitas de 1,6 mil milhões de euros, de acordo com as estimativas que têm sido avançadas pelos analistas. A nova empresa garantirá uma quota de quase 30% do mercado de telecomunicações.



Além dos acionistas, terão de aprovar a fusão da Zon e da Optimus as entidades reguladoras. Para avaliar o impacto do processo a Autoridade da Concorrência pediu um parecer à Anacom e há Entidade Reguladora para a Comunicação Social.



A segunda já deu luz verde à fusão. Também a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários terá de autorizar a intenção das duas empresas se fundirem sem necessidade de avançar com uma OPA.



Amanhã é dia de apresentação de resultados anuais da Sonaecom. Os resultados da Optimus já são conhecidos e foram apresentados no início de fevereiro.



Nota de redação: Os acionistas da Zon aprovaram a fusão com 99% de votos favoráveis. Os acionistas da Optimus também estiveram reunidos hoje para votar a fusão e também aprovaram o negócio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.