O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação formal e anti-monopólio ao acordo que une a Google e a Yahoo na gestão da publicidade online, escreve o Washington Post referindo que a análise ao negócio deverá começar entre esta semana e o início de Agosto.
Os investigadores têm como intuito reunir dados referentes à parceria, utilizando como base a documentação que estipula o acordo e outras informações de terceiros. Entre as entidades que poderão receber procurações no âmbito das investigações estão os potenciais sócios da parceria e os principais anunciantes.
A dificuldade neste caso para as autoridades será a de tratar o caso apenas como um contrato de colaboração e não de fusão. De acordo com a legislação norte-americana, um negócio desta natureza não necessita da aprovação das autoridades uma vez que não prevê a união das duas partes mas sim uma cooperação num único segmento de negócio.
No entanto, segundo fontes próximas à investigação, o acordo entre a Google e a Yahoo poderá dificultar a competitividade no mercado publicitário online, uma vez que ambas dominam o segmento em causa.
Quando o acordo foi anunciado, a 12 de Junho, as empresas frisaram que dariam às autoridades 100 dias para que analisassem o negócio antes de o colocar em prática. Agora, a necessidade de levantar uma investigação formal indica que o Departamento de Justiça poderá ter encontrado detalhes que suscitem preocupações para o mercado, frisa o Washington Post.
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