O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação formal e anti-monopólio ao acordo que une a Google e a Yahoo na gestão da publicidade online, escreve o Washington Post referindo que a análise ao negócio deverá começar entre esta semana e o início de Agosto.



Os investigadores têm como intuito reunir dados referentes à parceria, utilizando como base a documentação que estipula o acordo e outras informações de terceiros. Entre as entidades que poderão receber procurações no âmbito das investigações estão os potenciais sócios da parceria e os principais anunciantes.



A dificuldade neste caso para as autoridades será a de tratar o caso apenas como um contrato de colaboração e não de fusão. De acordo com a legislação norte-americana, um negócio desta natureza não necessita da aprovação das autoridades uma vez que não prevê a união das duas partes mas sim uma cooperação num único segmento de negócio.



No entanto, segundo fontes próximas à investigação, o acordo entre a Google e a Yahoo poderá dificultar a competitividade no mercado publicitário online, uma vez que ambas dominam o segmento em causa.



Quando o acordo foi anunciado, a 12 de Junho, as empresas frisaram que dariam às autoridades 100 dias para que analisassem o negócio antes de o colocar em prática. Agora, a necessidade de levantar uma investigação formal indica que o Departamento de Justiça poderá ter encontrado detalhes que suscitem preocupações para o mercado, frisa o Washington Post.



Notícias Relacionadas:

2008-06-13 - Yahoo garante aliança com a Google para gestão da publicidade online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.