O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação formal e anti-monopólio ao acordo que une a Google e a Yahoo na gestão da publicidade online, escreve o Washington Post referindo que a análise ao negócio deverá começar entre esta semana e o início de Agosto.
Os investigadores têm como intuito reunir dados referentes à parceria, utilizando como base a documentação que estipula o acordo e outras informações de terceiros. Entre as entidades que poderão receber procurações no âmbito das investigações estão os potenciais sócios da parceria e os principais anunciantes.
A dificuldade neste caso para as autoridades será a de tratar o caso apenas como um contrato de colaboração e não de fusão. De acordo com a legislação norte-americana, um negócio desta natureza não necessita da aprovação das autoridades uma vez que não prevê a união das duas partes mas sim uma cooperação num único segmento de negócio.
No entanto, segundo fontes próximas à investigação, o acordo entre a Google e a Yahoo poderá dificultar a competitividade no mercado publicitário online, uma vez que ambas dominam o segmento em causa.
Quando o acordo foi anunciado, a 12 de Junho, as empresas frisaram que dariam às autoridades 100 dias para que analisassem o negócio antes de o colocar em prática. Agora, a necessidade de levantar uma investigação formal indica que o Departamento de Justiça poderá ter encontrado detalhes que suscitem preocupações para o mercado, frisa o Washington Post.
Notícias Relacionadas:
2008-06-13 - Yahoo garante aliança com a Google para gestão da publicidade online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários