De acordo com dados avançados pela TendersTool, a Administração Pública portuguesa investiu 4,2 milhões de euros em cibersegurança no primeiro semestre de 2023, num total de 36 adjudicações.

A plataforma online de análise e consultoria detalha que foi no distrito de Lisboa onde a maioria dos investimentos foram aplicados (54%), com um total de 13 adjudicações que correspondem a 2,2 milhões de euros.

Olhando para o Top 7 de principais adjudicatários de projetos públicos na área da cibersegurança destaca-se a CEGELEC - Instalações e Sistemas de Automação, com projetos avaliados num total de 1,3 milhões de euros. Segue-se a MC Computadores, com 727,6 mil euros e a Shield Domain, com 343,3 mil euros.

Já no Top 7 de organismos públicos mais ativos incluem-se a REN - Gasodutos, S.A., com um investimento total em cibersegurança de 1,3 milhões de euros, assim como a Secretaria Regional das Finanças, com 645,8 mil euros; e os Serviços de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Esperam (Sesaram, Esperam), com 175 mil euros, respetivamente.

Os dados permitem verificar que, ao longo do primeiro trimestre do ano, há três contratos na área da cibersegurança que se destacam em particular. Entre eles está a "Atualização Cibersegurança GS REN Gasodutos", por 1,3 milhões de euros.

A "Modernização da arquitetura de segurança (Firewalls) das Redes e Sistemas de Informação do Governo Regional da Madeira", por 645,8 mil euros; e a "Aquisição de firewall interna e plataforma para segurança informática", por 175 mil euros, também fazem parte deste grupo, indica a TendersTool.