
A tecnologia está em boa parte dos projetos da Jack the Maker, que foi formada por Tiago Alvorão e Vasco Barbosa. Foi a startup portuguesa que “levou” as atuações do Rock in Rio Brasil para dentro da zona VIP, graças a uma solução de streaming 360º baseada em realidade aumentada e que encolheu um Mercedes, para uma publicidade ao Smart (ver vídeo).
Desde que foi fundada, em setembro do ano passado, já ajudou a tornar possíveis outras ideias aparentemente impossíveis, juntando criatividade e cultura maker. Em conversa com o TeK, Tiago Alvorão explica que 15 anos na publicidade lhe permitiram perceber que “há muita matéria criativa que nunca sai para a rua” porque há sempre alguém a encontrar impossíveis.
Quando trocou o cargo de diretor criativo numa agência pelo novo projeto, quis mostrar que é possível levar a criatividade mais longe e a tecnologia tem sido muitas vezes a arma para concretizar ideias e ajudar as marcas as comunicarem de forma diferente.
A história da lâmpada criativa inspirada no projetor da polícia de Gotham City é ela própria uma campanha. Uma forma diferente de chamar a atenção de potenciais clientes para a oferta da agência portuguesa e Tiago Alvorão garante que já está a produzir resultados. Já gerou alguns contactos, que em breve se podem transformar em novos projetos.
A lâmpada criativa da Jack the Maker é uma espécie de radar do Twitter, onde a empresa procura impossíveis para “se intrometer nas conversas”, dizer que não concorda e que pode apresentar uma solução criativa. A campanha está no ar há uma semana e está de olho nas entradas onde se refira “Não é possível fazer” ou “That can’t be done” – para já em português e em inglês, mas com planos para chegar a outras línguas -, sobretudo em fóruns e discussões de criativos.
A Jack The Maker conta com uma equipa fixa de cinco pessoas, onde estão os três sócios. É deste núcleo que saem as ideias, o design e a prototipagem dos projetos. A execução em escala materializa-se através de parcerias.
Os parceiros também são a forma de chegar a muitos dos projetos que têm passado pela Jack the Maker, como é o caso de uma nova campanha da MEO que será lançada em breve. A agência está na campanha com a Partner e vai fazer a tecnologia do filme. Entretanto está a trabalhar em países como a Polónia e na reta final para ganhar um novo projeto com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários