"Trabalhar para introduzir uma cultura de inovação nas empresas e na envolvente empresarial" é o objetivo do novo departamento de inovação e desenvolvimento tecnológico, hoje anunciado pela AIP.

A apresentação da nova estrutura de apoio às pequenas e médias empresas, que começa a funcionar em novembro, teve lugar durante a Conferência Creative Learning Business Innovation, que a associação da indústria e comércio promoveu em Lisboa.

O próprio evento serviu para marcar um novo ciclo de apoio ao desenvolvimento, que se vai prolongar pelos próximos 4 anos, apostando na temática dos negócios baseados nas novas tecnologias, na Web 2.0 e em "projetos criativos assentes na rapidez de aprendizagem que se quer cada vez mais eficaz e informal", explica a organização.

Segundo os responsáveis, o acompanhamento destas novas tendências pelas empresas pode "fazer a diferença entre aproveitar a crise ou ser absorvido por ela", o que terá levado a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria a apostar na criação do novo departamento.

"Na reestruturação organizacional que está a ser implementada na AIP, criámos e vai começar a funcionar a partir de novembro, um departamento de inovação e desenvolvimento tecnológico, que irá trabalhar para introduzir uma cultura de inovação nas empresas e na envolvente empresarial, na valorização da inovação como fator de crescimento e de emprego", anunciou o presidente da associação, José Eduardo Carvalho, durante o evento.

Com mais de 900 inscritos, a conferência contou com a presença de diversos especialistas nacionais e internacionais, como é o caso do perito em aprendizagem informal, e-learning e Web 2.0, Jay Cross.

"A aprendizagem está a acontecer nas organizações, com ou sem departamentos de formação, e acontece muitas vezes à custa das redes sociais e de outro tipo de ligações a que chamamos Web 2.0", afirmou o especialista, defendendo que "é aí que está o futuro e onde o futuro dos profissionais da formação deve estar, pelo menos se quiserem manter o seu trabalho".

Nota da Redação: Foi acrescentado o link para o site da AIP.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico