Foi formalizado um Memorando de Entendimento entre a Altice Portugal, a Bosch, a Huawei e a Universidade de Aveiro para um protocolo de cooperação tendo em vista a identificação de oportunidades de aplicação do 5G em ambiente industrial, o chamado Industrial Internet of Things.

A assinatura teve lugar no Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, e contou com a presença de Jónio Reis, Plant Manager da Bosch Termotecnologia, António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, José Pedro Nascimento, Network Engineering e Diretor de Operações na Altice Portugal, Paulo Jorge Ferreira e Artur Silva, reitor e vice-reitor da Universidade de Aveiro.

Segundo o comunicado, cada uma das entidades, referências em cada sector onde operam, vão contribuir nos projetos de formas distintas. A Bosch será a responsável por implementar os casos de uso usando o 5G nas suas fábricas em Portugal. A Altice vai contribuir com o estudo de arquitetura e desenho da rede. A Huawei introduz a sua tecnologia e equipamentos de comunicações. Por fim, a Universidade de Aveiro terá um papel fundamental na definição da arquitetura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que vai instalar no novo Parque de Ciência e Inovação.

Anteriormente, estes parceiros já haviam formado um consórcio para desenvolvimento de um projeto relacionado com a Indústria 4.0,com um investimento de cerca de 10 milhões de euros. Esse projeto ainda está em fase de aprovação.

Para José Pedro Nascimento, Diretor de Engenharia da Altice Portugal, “estes são projetos muito relevantes que vão ao encontro da aposta que a Altice Portugal está a fazer no 5G e IoT, enquanto tecnologias essenciais e basilares para a transformação da indústria portuguesa, contribuindo assim para um crescimento mais sustentado da economia nacional”.

Tony Li, CEO da Huawei Portugal, salienta que “a Huawei é uma das empresas mais inovadoras do mundo e que é um orgulho ter contribuído, nos últimos 15 anos, para que Portugal seja um país cada vez mais conectado e inteligente. Portugal sempre foi inovador e é importante manter esta realidade. Estamos cá para fazer a nossa parte e é nessa medida que estamos muito satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Altice, Bosch e Universidade de Aveiro, com o objetivo de explorar as potencialidades do 5G aplicadas à indústria.”

Espera-se que o projeto seja implementado até ao final de 2023.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.